ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. 1A – 33
THALITA LUISA 1C- TODOS
QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS 1D- E TODOS
QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS LER O TEXTO
ABAIXO, COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDER. RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS: O que são esportes
individuais? Os esportes individuais são práticas
em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom
desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse
modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das
habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico
do/da atleta para as atividades envolvidas. Além disso, é importante considerar
que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação.
A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte
técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda
categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com
rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão. É válido destacar também que, embora
alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da
capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário,
consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo,
tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como
principais características dos esportes individuais, comuns a todas as
categorias: ·
Individualidade
tática; ·
Habilidade
motora/técnica; ·
Aptidão
física; ·
Atitude. Essas são as principais
características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais,
estendendo-se a todas as categorias envolvidas. Algumas
modalidades esportivas individuais: QUESTÕES: DATA DE ENTREGA 18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS: O que são esportes
individuais? Os esportes individuais são práticas
em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom
desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse
modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades
técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta
para as atividades envolvidas. Além disso, é importante considerar
que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação.
A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte
técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda
categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com
rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão. É válido destacar também que, embora
alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da
capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do
adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual.
Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar,
como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as
categorias: ·
Individualidade
tática; ·
Habilidade
motora/técnica; ·
Aptidão
física; ·
Atitude. Essas são as principais
características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais,
estendendo-se a todas as categorias envolvidas. Algumas
modalidades esportivas individuais: QUESTÕES: DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU
CLASSROOM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
O SAMBA DE RODA: O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.
Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.
Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto. Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.
QUESTÕES:
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 30/11/2020 A 04/12/2020.
DATA DE ENTREGA 07/12/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=476 VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
O SAMBA:
O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade. Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente. Origem do SambaO samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda. Batuque, J.M, Rugendas, retratando pessoas escravizadas cantando e dançando em roda Após a abolição da escravidão, em 1888, e da instituição da República, em 1889, muitos negros se dirigiram à então capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho. Porém, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé. Com o samba não foi diferente. Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das "tias" ou "vovós", verdadeiras matriarcas afro-descendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca. Da mesma forma, compositores de origem erudita como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, utilizam os ritmos africanos em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por isso, o chamavam de choro, valsa-choro e até mesmo tango. Outro que seguiria o mesmo caminho seria o compositor Heitor Villa-Lobos. Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga. O samba foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha as marchinhas como trilha sonora. O advento do rádio e o talento de intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram o samba cada vez mais popular em todo Brasil. O poeta e compositor Vinícius de Moraes resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de "Samba da bênção" (com música de Baden Powell, 1967): Porque o samba nasceu lá na Bahia Origem da palavra sambaHá controvérsias sobre a origem da palavra "samba", mas provavelmente advém do termo africano "semba" que significa "umbigada". Cumpre dizer que "umbigada" era uma dança executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga. Samba no BrasilO samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são: · Samba da Bahia · Samba Carioca (Rio de Janeiro) · Samba Paulista (São Paulo) Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia. O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista. QUESTÕES: Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 23/11/2020 A 27/11/2020.
DATA DE ENTREGA: 30/11/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: https://www.todamateria.com.br/samba/ VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE DE PRECISÃO: GOLFE Em meados do século XV, segundos alguns historiadores, o Golfe derivou-se de um esporte chamado Kolven. Praticado pelos holandeses, chegou inclusive as ilhas Britânicas. Entretanto, seu início de fato aconteceu na Escócia, em uma cidade chamada Saint Andrews, em 1754. A princípio, o esporte não garantiu muitos adeptos, pois alegavam prejudicar o treinamento do tiro com arco. Não demorou muito para que novos praticantes surgissem, ajudando a compor regras e competições, na metade do século XVIII. Apenas no final do século seguinte, campeonatos femininos eram organizados na Inglaterra, regulamentados pela sua própria associação, fundada na mesma época.
Os britânicos construíram também o primeiro campo de Golfe, no ano de 1864. Após três décadas fundou-se a Associação Norte-Americana de Golfe. Visto que o esporte já havia propagado pelo mundo, através de jogos dos oficiais escocês nas forças armadas britânicas. O número de praticantes aumentou, chegando a 60 milhões de golfistas entre homens e mulheres. Além de 30 mil campos de golfes em âmbito mundial. Anteriormente à Olimpíada do Rio 2016, a modalidade participou apenas de duas edições, em Paris 1900 e St. Louis 1904. No primeiro evento a competição foi dividida em categoria feminina e masculina, diferente do outro que excluiu as mulheres para acrescentar um embate por equipes. A volta do esporte nos Jogos Olímpicos foi aprovada na cidade de Copenhague, em 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Os campeonatos antigamente separavam os profissionais e os amadores. Mais tarde, esses jogadores puderam participar em um mesmo torneio, os Opens. E apenas os melhores atletas disputam a Major Championships. O objetivo do jogo é acertar a bola nos buracos, através de tacadas, a partir da área chamada Tee. Em sua maioria, os campeonatos dividem-se em duas classes: · Stroke Play: Os golfistas devem acertar com menos tacadas possíveis os 18 buracos por dia dos 4 de competição. · Match Play: Um embate onde quem acertar mais buracos ganha e não necessariamente é preciso passar por todos. O playoff acontece quando a disputa termina em empate, no qual será decidido o ganhador em 3 buracos. O Golfe é composto também por seis tipos diferentes de tacos, onde cada qual dispõe de sua função específica: · Driver: São maiores no comprimento e possuem a finalidade de alcançar longas distâncias em um golpe. Geralmente utilizados na primeira tacada. · Madeira / Wood: Leva esse nome pois antigamente os tacos eram feitos de madeira. Sua principal função é impulsionar a bola durante o Fairway, área denominada no meio do percurso. Podendo chegar até o local próximo ao buraco, conhecido como Green. · Ferros / Irons: A cabeça de cada taco é numerada de 1 a 9 conforme o ângulo, de forma decrescente numerados do menor ao maior. Usados normalmente na fase de aprendizagem. · Wedges / Cunhas: Beneficia-se pelo fato de após o golpe, a bola não muda seu trajeto mesmo voando para cima. Em situações onde há bancos de areia, os wedges são primordiais. · Híbridos: A região onde bate na bola é menor, resultando em uma maior velocidade da jogada. · Putters: Proporciona uma exatidão no movimento por ser de menor tamanho. Em sua maioria são empregados no setor Green.
1- De acordo com o texto faça um breve resumo de 6 linhas sobre a história do GOLFE? 2- Qual é o objetivo do GOLFE? 3- Quais são os 6 diferentes tipos de tacos utilizados no golfe? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 a 13/11/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=TPOU_dU5nbw
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE DE PRECISÃO (BOCHA) A bocha é um esporte com origem no império Romano. Com a expansão do Império, foi sendo difundida entre os demais povos europeus e se tornou popular, bem como tradicional, em países como a Itália, a França, a Espanha, a Inglaterra e Portugal. Pode ser jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras abertas ou fechadas. É um esporte de extremamente popularidade entre os idosos, apesar de ter certa adesão do público jovem. O objeto usado para a prática desse esporte recebe o nome do jogo, bocha. Trata-se de uma bola pequena de madeira ou resina sintética. A bocha é o jogo principal de eventos esportivos de âmbito internacional, tais como o Campeonato Mundial de Bocha. Há uma instituição de nível global responsável pela promoção e da fiscalização de evento, a Confederação Mundial de Bocha. Na América Latina, por sua vez, há uma organização de menor escala com mesmas funções, a Confederação Sul-Americana de Bocha. O objetivo principal do jogo O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim. As regras da bocha · Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes. · Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida. · O início da partida se dá com o arremesso de uma bola pequena denominada bolim. O lugar em que o bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as bochas devem ser aproximadas. · Em seguida, os jogadores começam o lançamento das próprias bochas. · É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das bochas adversárias ao chocá-las com as próprias bochas. · O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar. Os jogadores não podem deslizá-las enquanto rolam. · O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos.
QUESTÕES: 1- Escreva em 5 linhas um pouco da história da bocha? 2- Qual o objetivo principal do jogo? 3- Quais são as regras da bocha? 4- Quais são as classificações da bocha para pessoas com deficiência descritas no vídeo abaixo? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 a 06/11/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE DE PRECISÃO: TIRO COM ARCO: A modalidade esportiva de Tiro com Arco surgiu no século XVI e XVII. O primeiro indício de um torneio deste esporte se deu em 1673, em Yorkshire. Em 1900 o Tiro com Arco foi inserido nos Jogos Olímpicos, mas até 1972 o esporte não teve a devida notoriedade. Neste mesmo ano a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) exigiu a adoção de regras na modalidade, o que favoreceu a divulgação e fortaleceu o esporte. Na antiguidade o Tiro com Arco era utilizado como ferramenta de caça. Com o advento das armas de fogo, a atividade deixou de ser tão popular. Foto: Dinoman / Shutterstock.com Os equipamentos utilizados para a prática de Tiro com Arco, podem ser: Arco Recurvo e Arco Composto e Flecha e Alvo. Arco Recurvo é permitido nos Jogos Olímpicos, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. O funcionamento deste tipo de arco é simples, as lâminas acumulam energia para utilizar como força propulsora no momento de atirar a flecha. O Arco Composto somente foi desenvolvido no ano de 1970, com o objetivo de ser mais veloz e leve, sem a necessidade de muito esforço. Com este, o arqueiro não precisa produzir muita tensão no arco. Os dois modelos são feitos com materiais como madeira, composto de carbono e fabricadas a mão. A parte da corda é fabricada de um material denominado kevlar, de alta resistência. A mesma deve ser esticada com os três dedos do cetro, até o queixo, sem muita força, para que a mesma desenvolva a força sob a flecha. A Flecha é uma haste rígida com ponta fina e material perfurante. Na outra extremidade possui um material estabilizador, também chamado de penas. As penas são alocadas em forma de U, conhecidas como nock, o qual prende a flecha na corda. Podem ser produzidas em madeira, fibra de carbono ou alumínio, com pontas de aço e nock de material plástico, as penas geralmente são naturais (Ganso) ou sintéticas. O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos (Tyvek) ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos). O Arqueiro que acertar a flecha no centro, especificamente no número 10, com a indicação do sinal de + é o vencedor. As distâncias do Alvo são de acordo com cada competição. Em competições internacionais, os atletas devem atirar de distâncias a partir de 90, 70, 50 e 30 metros (Homens) e 70, 60, 50 e 30 metros (Mulheres). Desde os jogos de 1984, o Tiro com Arco é uma modalidade tradicional da Coréia do Sul, neste ano conquistou 16 medalhas de ouro. QUESTÕES: 1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do tiro com arco? 2- Quais equipamentos utilizados para sua prática? 3- Como é o alvo e sua pontuação? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta. ESPORTE DE PRECISÃO: BOLICHE: O boliche é um esporte praticado com uma bola pesada e tem como objetivo lançando a bola por uma pista, derrubar 10 pinos do lado oposto da pista dispostos em formação triangular. Uma partida tem geralmente 10 jogadas com 2 lances cada. Quando um jogador faz strike (derrubar todos os 10 pinos em 1 lance) por 10 vezes consecutivas, têm direito á mais 2 lances, sendo assim o máximo possível de 300 pontos, que é obtido com os 12 strike.
A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas. Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C. No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino. No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche. Em 1926 países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e EUA formaram a Associação Internacional de Boliche, e estabeleceram como regra as seguintes medidas: Pista: tem o comprimento de 18m e largura de 3m. Bola: tem de ser de material não metálico e circunferência de 68cm ou mais. Pino: feito de material resistente e coberto de plástico. O peso deve variar entre 1531g à 1645g. Alguns jogadores de boliche podem dizer que jogam “por instinto”, porém, normalmente os jogadores utilizam algum sistema, como: Pin Bowler ou Head Pin Bowler – eficiente para aqueles que jogam a bola reta, não reativa, e que usam bolas de velocidade. Miram os pinos em algum momento do saque. Spot Bowling – nunca olha para os pinos. Mira em algum ponto da pista e tem como objetivo passar a bola por cima desse ponto. Line Bowling – olha para os pinos e visualiza um ponto da pista por onde a bola deve passar. É a união dos sistemas anteriores. O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência. 1- De acordo com o texto explique o que é o boliche? 2- Como é uma partida de boliche? 3- Como é a pista, a bola e os pinos utilizados nesse esporte? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 a 23/10/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=A5VS41TctAM https://www.youtube.com/watch?v=sEXiAdE7qvc
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta. Olá alunos, estamos iniciando essa
semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as
atividades, façam semanalmente: GINÁSTICA HOLÍSTICA: Você
já ouviu falar sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que
trabalha a educação
postural e a consciência corporal, são aplicados exclusivamente
pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis benefícios para a
vida. O que é ginástica
holística?
A
ginástica holística é um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã
Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar,
prevenir e tratar diferentes patologias, além de melhorar a postura e o
rendimento do corpo, a ginástica holística é aplicada no Brasil pelo
Instituto Patrícia Lacombe. No
método, nenhum aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a
qual são feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios
que abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor. Quais são os
principais benefícios?
Na
sequência, você confere quais são os 3 principais benefícios
da ginástica holística elencados pelos profissionais
do Instituto Patrícia Lacombe. 1. Alívio de dores no corpo
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta. YOGA: O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e
a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o
controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de
melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição,
podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo
menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a
atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar
melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo
trabalhe de forma harmônica e equilibrada. Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a
saúde, são: 1. Diminui o estresse e ansiedade
A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa
se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou
futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz
interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia. Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à
sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo,
concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações
interpessoais. 2. Promove condicionamento físico
Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem
melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa,
a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para
atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e
deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos
tonificados. 3. Facilita o emagrecimento
Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de
peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a
quantidade de calorias consumidas no dia. Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda
de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos
nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais
nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo. 4. Alivia dores corporais
Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o
que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma
como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é
possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer
alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar
danos à coluna e articulações do corpo. Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar
a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por
escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por
exemplo. 5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e
pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea,
batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema
endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e
adrenalina. A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios
de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora
o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos
convencionais, como musculação ou esportes. 6. Melhora o sono
Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma
boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que
regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade
e profundidade. Ter o corpo mais relaxado também faz com que o
descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição
no dia seguinte. Benefícios na saúde dos idosos
Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com
a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de
dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O
controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são
efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar
aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e
colesterol alto. É importante lembrar que os exercícios praticados nesta
atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada
pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os
benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação
de desestímulo QUESTÕES: 1- O que é a yoga? 3- Quais os benefícios que pessoas idosas podem ter com a prática de
yoga? Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 28/09/2020 a 02/10/2020 REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=V35Bcz0aZDE VÍDEO PARA FAZER
EM CASA: |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELAXAMENTO:
O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível.
As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo. Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente. Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.
QUESTÕES: 1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento? 3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 21/09/2020 a 25/09/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEOS PARA FAZER EM CASA: |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
HANDEBOL:
Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.
Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.
A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.
Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.
Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.
QUESTÕES:
1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol: 2- Como e quando os jogos de handebol começaram a ser praticados? 3- Como e quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.
VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES
BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE:
FLAGBOL
Conceito
Nascido a partir de uma
variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por
objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo
adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “.
Origem: Estados
Unidos da América
Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas
a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária
removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando
um lançamento.
O contato físico voluntário é considerado falta.
As modalidades de Flagbol
mais praticadas em diversos países são:
Em nosso país a modalidade 5×5 é a mais praticada em função de
propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil
adaptação (exemplo: quadra poliesportiva ).
História
O Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade
esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma
recreativa para os soldados.
Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias
regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana
na cidade de St. Luis.
Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises
através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos
90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que
organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag
Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun –
México.
No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas
do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de
educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri.
Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes,
foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano &
Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol
Americano.
Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de
Flagbol (World Cup – Flag Football) realizada em Cocoa Beach EUA,
obtendo a 10ª
colocação.
Principais regras
O Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em
direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o
touchdown.(pontuação máxima) “. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da
cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da
equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola
ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado
falta.
DE ACORDO COM O
TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- De acordo com o texto, qual o conceito e origem do FlagBol? 2- Escreva em 5 linhas um pouco sobre a história desse esporte: 3- Quais as principais regras do FlagBol? 4- O FlagBol se parece com qual esporte que você conhece?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/flagbol
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
MUSCULAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
A musculação na infância e adolescência é muito mais comum do que se imagina, pois cada vez mais os jovens estão mostrando interesse pela academia e pela prática de atividades físicas que ajudem a fortalecer o organismo.
Afinal, desde criança o ser humano se imagina como um super-herói ou um líder, e isso é um reflexo do seu instinto e necessidade de ser forte e parecer forte. Conforme cresce, a criança e o adolescente podem ser fortemente influenciados por essa visão, vinculada a alguém que vai à academia.
Neste artigo, vamos explicar como deve ser a musculação na infância e adolescência para que seja uma atividade saudável, transformando o aluno em uma pessoa forte sem que vire uma obsessão.
Como é a musculação na infância e na adolescência?
O exercício para jovens e crianças é muito comum e saudável, pois auxilia no desenvolvimento do organismo e inibe o sedentarismo, a obesidade, dentre outros males da falta de exercícios.
Por isso, a musculação na infância e adolescência pode ser um grande aprendizado e apresentar muito benefícios.
Por outro lado, se não for praticada de forma consciente e cautelosa, a musculação pode se transformar em um inimigo.
Devido a isso, é essencial que alguns cuidados sejam tomados na prática da musculação na infância e adolescência, como por exemplo:
· Os treinos devem ser sempre acompanhados por um profissional;
· O treinador deve orientar com relação aos exercícios, quantas séries fazer e qual a quantidade de carga que deve ser utilizada;
· O treinador também deve impedir que o aluno exagere no treino, garantindo que ele respeite seus limites e a hora do descanso;
· A musculação deve ser sempre apresentada par ao aluno como uma atividade que visa saúde do organismo e não deve ser usada para transformação estética com obsessão;
· O treino deve ser sempre de, no máximo, uma hora, e a regularidade deve ser de até duas vezes na semana, dependendo da idade e condicionamento físico do aluno.
·
Musculação para crianças:
Quando se trata da musculação na infância e adolescência, a musculação para crianças é um pouco mais rara, mas pode ser praticada a partir dos 9 anos de idade, segundo os especialistas.
De acordo com um estudo publicado pela revista “Pediatrics”, do APP, American Academy of Pediatrics, a musculação para crianças de 9 anos ou mais é segura e até mesmo benéfica.
Não há problema algum para uma criança nessa faixa etária praticar treinos de resistência, desde que sejam supervisionados e adequados especificamente para a sua estatura, peso e ergonomia.
Além disso, o único impedimento seria o uso de equipamento, o que além de perigoso nem sempre vai se adequar ao tamanho do aluno.
Musculação para adolescentes:
Já a musculação para adolescentes segue o mesmo princípio, com a diferença de que o corpo já está um pouco mais preparado para esse tipo de atividade.
Sendo assim, os treinos podem ser levemente mais avançados, mas ainda deve-se tomar muito cuidado com as máquinas e a quantidade de carga levantada.
Quando praticada de forma correta, a musculação na infância e adolescência só traz benefícios e pode ser uma grande aliada no crescimento e desenvolvimento saudável do organismo, além de ajudar o aluno a pegar gosto pelos exercícios físicos.
Conclusão:
Portanto, podemos concluir que a musculação é benéfica em qualquer idade e o seu objetivo para jovens é, justamente, o de apoiar o seu crescimento e potencializar a sua saúde.
Sendo assim, a musculação na infância e adolescência está liberada, e pode ser praticada com muito gosto, desde que existam sempre profissionais para acompanhar o desempenho do aluno.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Quais são os benefícios da musculação para crianças e adolescentes?
2- Como deve ser a prática de musculação para crianças?
3- Como deve ser a prática de musculação para adolescentes?
4- Quais os riscos de crianças e adolescentes praticarem musculação sem supervisão de um profissional capacitado?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
MUSCULAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
A musculação na infância e adolescência é muito mais comum do que se imagina, pois cada vez mais os jovens estão mostrando interesse pela academia e pela prática de atividades físicas que ajudem a fortalecer o organismo.
Afinal, desde criança o ser humano se imagina como um super-herói ou um líder, e isso é um reflexo do seu instinto e necessidade de ser forte e parecer forte. Conforme cresce, a criança e o adolescente podem ser fortemente influenciados por essa visão, vinculada a alguém que vai à academia.
Neste artigo, vamos explicar como deve ser a musculação na infância e adolescência para que seja uma atividade saudável, transformando o aluno em uma pessoa forte sem que vire uma obsessão.
Como é a musculação na infância e na adolescência?
O exercício para jovens e crianças é muito comum e saudável, pois auxilia no desenvolvimento do organismo e inibe o sedentarismo, a obesidade, dentre outros males da falta de exercícios.
Por isso, a musculação na infância e adolescência pode ser um grande aprendizado e apresentar muito benefícios.
Por outro lado, se não for praticada de forma consciente e cautelosa, a musculação pode se transformar em um inimigo.
Devido a isso, é essencial que alguns cuidados sejam tomados na prática da musculação na infância e adolescência, como por exemplo:
· Os treinos devem ser sempre acompanhados por um profissional;
· O treinador deve orientar com relação aos exercícios, quantas séries fazer e qual a quantidade de carga que deve ser utilizada;
· O treinador também deve impedir que o aluno exagere no treino, garantindo que ele respeite seus limites e a hora do descanso;
· A musculação deve ser sempre apresentada par ao aluno como uma atividade que visa saúde do organismo e não deve ser usada para transformação estética com obsessão;
· O treino deve ser sempre de, no máximo, uma hora, e a regularidade deve ser de até duas vezes na semana, dependendo da idade e condicionamento físico do aluno.
·
Musculação para crianças:
Quando se trata da musculação na infância e adolescência, a musculação para crianças é um pouco mais rara, mas pode ser praticada a partir dos 9 anos de idade, segundo os especialistas.
De acordo com um estudo publicado pela revista “Pediatrics”, do APP, American Academy of Pediatrics, a musculação para crianças de 9 anos ou mais é segura e até mesmo benéfica.
Não há problema algum para uma criança nessa faixa etária praticar treinos de resistência, desde que sejam supervisionados e adequados especificamente para a sua estatura, peso e ergonomia.
Além disso, o único impedimento seria o uso de equipamento, o que além de perigoso nem sempre vai se adequar ao tamanho do aluno.
Musculação para adolescentes:
Já a musculação para adolescentes segue o mesmo princípio, com a diferença de que o corpo já está um pouco mais preparado para esse tipo de atividade.
Sendo assim, os treinos podem ser levemente mais avançados, mas ainda deve-se tomar muito cuidado com as máquinas e a quantidade de carga levantada.
Quando praticada de forma correta, a musculação na infância e adolescência só traz benefícios e pode ser uma grande aliada no crescimento e desenvolvimento saudável do organismo, além de ajudar o aluno a pegar gosto pelos exercícios físicos.
Conclusão:
Portanto, podemos concluir que a musculação é benéfica em qualquer idade e o seu objetivo para jovens é, justamente, o de apoiar o seu crescimento e potencializar a sua saúde.
Sendo assim, a musculação na infância e adolescência está liberada, e pode ser praticada com muito gosto, desde que existam sempre profissionais para acompanhar o desempenho do aluno.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Quais são os benefícios da musculação para crianças e adolescentes?
2- Como deve ser a prática de musculação para crianças?
3- Como deve ser a prática de musculação para adolescentes?
4- Quais os riscos de crianças e adolescentes praticarem musculação sem supervisão de um profissional capacitado?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 A 21/08/2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
|
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar
as questões.
3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta.
DIETAS DA MODA, RISCO PARA A SAÚDE:
As dietas
ditas “da moda” estão nas revistas, na televisão, na internet, e no dia a dia
de milhares de pessoas. Neste sentido, essas dietas são bastante procuradas
por quem deseja emagrecer. Mas, afinal, será que elas funcionam? Quais os
riscos e impactos que elas podem trazem a saúde?
Mas antes de
discutirmos os riscos e impactos das dietas da moda na saúde, além de sua
funcionalidade, precisamos entender o que de fato são as dietas da moda e
como identificá-las.
Afinal, o que são as dietas da moda?
São dietas
focadas na restrição de nutrientes e/ou grupos alimentares específicos. Dessa
maneira, são instáveis, ou seja, indivíduos não conseguem adotar essa dieta
por muito tempo, em função da alta restrição e monotonia dos alimentos. Essas
dietas podem ser deficientes tanto em macronutrientes como em
micronutrientes, pois não atingem a maior parte das necessidades nutricionais
e não levam em consideração as individualidades biológicas, idade, nível de
atividade física, rotina alimentar e histórico familiar de doenças, podendo
assim, representar riscos a pessoas que decidem segui-los. Neste sentido,
estudos comprovam que distúrbios emocionais, como compulsões alimentares
também estão relacionados a tentativas falhas de seguir a dieta da moda (Leia
o artigo – Compulsão alimentar e atendimento nutricional e Estratégias para o
controle da compulsão alimentar, para saber mais sobre transtornos
alimentares).
Como identificar uma dieta da moda?
Embora não
exista uma abordagem específica para identificar uma dieta da moda, algumas
diretrizes são importantes. De forma geral, dietas da moda tendem a ter:
·
Soluções rápidas e “milagrosas” para o
emagrecimento;
·
Conclusões simplistas sem embasamento
teórico-científico;
·
Recomendações baseadas em um único estudo;
·
Lista de alimentos “bons” e “vilões”;
·
Recomendações de estudos que ignoram que cada
pessoa tem sua individualidade.
·
Eliminação de grupos alimentares essenciais
·
Impacto das dietas da moda na saúde
As dietas da
moda são normalmente exacerbadas de restrições e muito pobres em calorias,
ficando abaixo das necessidades energéticas de um adulto saudável. Neste
sentido, as dietas da moda podem trazer malefícios à saúde dos indivíduos que
as praticam, como a perda excessiva de massa muscular, o risco de carências
nutricionais importantes, em especial no que diz respeito ao consumo de
proteínas e minerais como ferro, cálcio e zinco, nos quais são fundamentais
para o adequado funcionamento organismo.
Dentre as
diversas dietas da moda, destacam-se a dieta de restrição de carboidrato, na
qual, observa-se que esse tipo de dieta tende a resultar em um consumo menor
de fibras e frutas, e um consumo maior de proteína animal e de gordura
saturada, o que contribui para o aumento do risco cardiovascular. No mesmo
sentido, a dieta SEM GLUTÉN, pode ser aplicável para indivíduos com doença
celíaca, porém, para as pessoas que não apresentam essa doença, não há a
necessidade da exclusão ou da retirada brusca do glúten da dieta. Diante
disso, eliminar por completo os cereais da alimentação não é visto como
benéfico, já que esses alimentos estão associados com o controle do
colesterol e a prevenção do câncer do intestino.
Além disso,
cabe ressaltar que, em geral, o indivíduo poderá perder peso em um curto
período de tempo, mas as chances de recuperar mais peso do que tinha perdido,
e causar o chamado “efeito sanfona”, originalmente são grandes.
O melhor método para perder peso:
Mas então,
qual é o melhor método para perder peso e mantê-lo?
Não há uma
receita mágica para isso, porém a procura por profissionais da área da saúde,
como nutricionistas, é imprescindível. Além disso, estudos comprovam que,
realizar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação balanceada
e saudável, sem eliminação de grupos alimentares sem necessidade explicitada,
são medidas eficazes e não prejudiciais para o emagrecimento, e podem atuar
também como maneira preventiva à doenças associadas ao excesso de peso.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA
AS QUESÕES ABAIXO:
1- O que são
dietas da moda?
2- Quais riscos de seguir essas dietas sem orientação de um profissional capacitado?
3- Como
identificamos uma dieta da moda?
4- Qual a
maneira mais segura e saudável de perder peso?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 10/08/2020 A 14/08/2020.
VÍDEO
PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE
REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.
VIVER
COM DISPOSIÇÃO!!!
Você já se perguntou
como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos
escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida
saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios
físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta
todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia
para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade
física e exercício físico?
Qual a diferença
entre atividade física e exercício físico?
Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo
esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por
exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada
até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos
deslocar de um local para outro.
Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos
corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm
como objetivo melhorar o condicionamento físico.
Podemos considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma
caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser
utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as
doenças crônicas metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e,
entre seus benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no
sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e
aumento do HDL.
Não existe uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim
uma recomendação mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação
causa-efeito sugere que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais
atividade, até certo ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o
indivíduo, acredita-se que mais saudável ele seja. No entanto, as
recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que,
para um adulto de 18 a 65 anos de idade manter-se saudável, é necessário
realizar, no mínimo, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana de atividade
aeróbica de intensidade moderada.
Um fato interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira
fracionada durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo,
quando totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única
sessão de 30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá
ser feita em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por
exemplo. Deve ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma
atividade que melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem
deseja melhorar sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e
prevenir o ganho de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.
DE ACORDO COM O TEXTO
ACIMA RESPONDA AS QUESÕES ABAIXO:
1- Qual o conceito de atividade física? Cite pelo menos 3 exemplos
2- Qual o conceito de exercício físico? Cite pelo menos 3 exemplos
3- Qual a recomendação do Colégio americano de medicina do esporte
(ACSM) para a prática de exercícios físicos diários? Você segue essa
recomendação? Justifique:
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 A 07/08/2020.
|
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades
que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas
dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o
mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo
todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via
CLASROOM.
2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida
em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp
014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua
dúvida.
3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades
entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá
com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo
de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.
Att
Everton Junior da Silva
Educação Física
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020 |