ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 18/12/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 14/12 a 18/12/2020
Queridos alunos, o
final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar
a nota ! É imprescindível
que façam as atividades postadas no blog da escola ou no classroom. Qualquer dúvida que
tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 11/12/2020 – pelo WhatsApp
PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 07/12 a 11/12/2020
Queridos alunos, o
final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar
a nota ! É imprescindível
que façam as atividades postadas no blog da escola e no classroom. Qualquer dúvida que
tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 07/12/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 30/11 a 07/12/2020
Arte e Mudanças
Sociais
Cada sociedade tem suas características. Alguns problemas sociais afetam todos os membros
dessa sociedade, direta ou indiretamente. A arte é uma forma de expressão e muitas vezes pode
estar a serviço de nossas críticas e desejos de mudança.
Atividade: Pesquise um artista de qualquer modalidade
(plásticos, músicos, escritores, atores, etc) que trate de alguma questão
social. Escreva aqui as principais informações sobre ele e
que tipo de trabalho faz. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 23/11 a 27/11/2020
Arte e Mudanças
Sociais Igualdade entre os sexos, entre raças, o fim da
pobreza, da violência, esses são alguns dos muitos desejos que podemos ter
quando pensamos em um mundo ou uma sociedade melhor. Esses desejos muitas vezes se tornam “questões
sociais”, movimentos organizados, debatidos por intelectuais, veiculados em
jornais, TVs, tema de livros, cinema, telenovela etc. Nas artes, as questões sociais também aparecem. Em alguns momentos históricos, artistas se engajam
conscientemente em movimentos e causas específicas. Assim se filiaram a
partidos, organizaram campanhas ... Outros, ainda, simplesmente expressaram
seus sentimentos e visão sobre questões da sociedade em que vivem. Vimos, por exemplo, que artistas do movimento Pop no
Brasil protestaram contra a ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970.
Atividade: Fazer uma pesquisa sobre o artista “Cildo Meireles”. Que tipo de trabalho o artista fez durante a
ditadura militar no Brasil? O que é a série “Inserções em circuitos
ideológicos”?
Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 13/11/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom ATIVIDADES
Atividade
da semana de 09/11 a 13/11/2020
O som é uma
vibração, um movimento do ar. Não podemos segurar o vento, apenas senti-lo. O
mesmo acontece com o som, só podemos percebê-lo com os nossos ouvidos: a
matéria-prima da música é o som. Para entender a
música, precisamos entender sua matéria prima: o som. Para isso, pense
(não precisa responder) vamos às perguntas: - Você já pensou
no que faz os sons serem diferentes? - Quais as
características que definem cada som? O som possui
quatro características básicas para classifica-lo, são elas: Duração,
intensidade, altura e timbre. Atividade: Busque o
significado das características básicas do som: - Duração - Intensidade - Altura - Timbre Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 06/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 03/11 a 06/11/2020
A música está presente nas nossas vidas, por isso intuitivamente nós
sabemos o que é música. Não precisamos que nos definam “música”. Qualquer definição de música passa pela noção de tempo. A música só
existe em “movimentos pelo tempo”, e sua matéria-prima são os sons. Continuando nosso pensamento, vamos logo perceber que um som só
existe em relação ao silêncio. Daí chegamos à definição de que música é uma
organização de sons e silêncios no tempo. Atividade: Pesquisar o significado de: Ritmo, Melodia e Harmonia. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 26/10 a 30/10/2020
A música está presente nas nossas vidas, por isso intuitivamente nós
sabemos o que é música. Não precisamos que nos definam “música”. Qualquer definição de música passa pela noção de tempo. A música só
existe em “movimentos pelo tempo”, e sua matéria-prima são os sons. Continuando nosso pensamento, vamos logo perceber que um som só
existe em relação ao silêncio. Daí chegamos à definição de que música é uma
organização de sons e silêncios no tempo. Atividade: Pesquisar o significado de: Ritmo, Melodia e Harmonia. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 19/10 a 23/10/2020
Ruído musical O que você entende por ruído? Você vê relações entre ruído e música? De forma geral, o termo ruído remete aos sons desagradáveis ou
indesejados. Mas o termo pode se referir a sons com características acústicas
complexas, normalmente relacionadas ao timbre dos sons, a maioria dos sons de
instrumentos de percussão, por exemplo, tem elementos “ruidosos”: sons
raspados, sons curtos, chiados, etc. Durante o século XX o uso desse tipo de sons cresceu muito na
produção musical. A guitarra elétrica, por exemplo, presente em vários
gêneros musicais, é um instrumento que tem potencial de criar sons ruidosos,
em vários níveis, assim como sons similares ao violão. Atividade: Pesquisar o significado de Música concreta e Música eletrônica. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 13/10 a 16/10/2020
Um instrumento
musical é um objeto construído
com o propósito de produzir música. Os vários tipos
de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das
mais comuns, a divisão de acordo com
a forma pela qual o som é produzido. Na
Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e
madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com
materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e
apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele
de animais há 10 mil anos. Atualmente,
na música, é muito comum a presença de instrumentos eletroeletrônicos, como
guitarras elétricas ou teclados eletrônicos. Esses instrumentos podem ser
categorizados como eletrofones. Existem
várias maneiras de classificar instrumentos musicais. Uma das mais conhecidas
e usadas é a de três categorias, às vezes chamadas de famílias: a percussão,
as cordas e os sopros. Atividade: Buscar
o significado dessa classificação (instrumentos de corda, sopro e percussão)
e os instrumentos musicais que se encaixam em cada uma delas. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 28/09 a 02/10/2020
Na atividade do dia 08/09 falamos sobre a música e percebemos que ela
faz parte da nossa rotina. Não é possível encontrar apenas uma definição para o que é a música.
O gosto pessoal também influencia muito a aceitação do que é considerado
música e do que é ruído (sons não desejados). Uma definição abrangente pode ser: Música é a arte feita com sons
e silêncios. Leia o seguinte verso: Certas coisas (Lulú Santos) Não existiria som Se não houvesse o silêncio Não haveria luz Se não fosse a escuridão A vida é mesmo assim, Dia e noite, não e sim ... Este é o primeiro verso da canção “Certas coisas” do músico Lulú
Santos. Responda: Que relações você percebe entre a definição de música que você
apresentou na atividade da semana de 08 a 11/09 com este trecho da canção? Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES
Atividade da semana de 21/09 a 25/09/2020
Referente a aula do CMSP Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula. 1série EM Arte, cidade e patrimônio cultural https://www.youtube.com/ watch?v=fwwkp5AY3D0 Obs.: As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do
WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 14/09 a 18/09/2020
Referente a aula do CMSP de sexta feira dia 11/09/2020
(para quem não assistiu, segue o link abaixo)
Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou
atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a
aula.
1ª Série EM – Arte: In(ter)venção na escola: Arte e Ação –
11/09/2020 https://www.pebsp.com/videos/1a-serie-em-arte-intervencao-na-escola-arte-e-acao-11-09-2020/
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 18/09/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
|
ATIVIDADES
Atividade da semana de 08/09 a 11/09/2020
A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A definição de música varia de acordo com a cultura e o contexto social. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
Atividade:
1 – De que tipos de música você gosta? De que tipos você não gosta? Faça duas listas.
2 – Que instrumentos você conhece? Toca algum?
3 – Você ouve música? Se sim, onde? Você escuta um ou mais tipos de música? Quais?
4 – Quantas horas por dia você escuta música? Calcule uma média aproximada de quantas horas ouve por ano.
5 – Na sua opinião, o que é música? Para que serve?
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES
Atividade da semana de 31/08 a 04/09/2020
ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
Na atividade passada, vimos que o ser humano sempre teve a necessidade de se manifestar artisticamente. Nossos ancestrais se manifestavam através de desenhos nas paredes das cavernas. Eles registravam a sua realidade, a caça, os animais, os utensílios e o corpo.
A Arte é o registro da história, tudo que sabemos sobre nossos ancestrais, foram através dos desenhos que eles deixaram.
Atividade:
Nessa atividade vocês farão um desenho sobre o mundo atual, a realidade em que vivemos, ou seja, sobre algo que conhecem, moderno para a nossa época e que jamais nossos ancestrais desenhariam, pois não existia naquela época.
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES
ARTÍSTICAS
Na atividade passada, vimos que o ser humano sempre teve a
necessidade de se manifestar artisticamente. Nossos ancestrais se
manifestavam através de desenho, nas paredes das cavernas. Eles registravam a
sua realidade, a caça, os animais, os utensílios e o corpo.
A Arte é o registro da história, tudo que sabemos sobre nossos
ancestrais, foram através dos desenhos que eles deixaram.
Atividade:
Nessa atividade vocês representarão uma situação por meio de desenho.
O desenho deve ser sobre o mundo de nossos ancestrais, milhares de anos
atrás. Vocês devem desenhar o que imaginam, sem precisar pesquisar.
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 10/08 a 14/08/2020
ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
Mas de onde
vem a vontade, a necessidade de criar, de se manifestar artisticamente? Como
surgiram as formas artísticas?
Existem
muitas maneiras de explicar o que é arte, ou mesmo diferentes motivações que
levam os artistas a fazerem o que fazem. Mas não é possível saber com
precisão quando o ser humano começou a fazer o que hoje entendemos como arte.
Esse é um dos muitos mistérios do passado da humanidade. Alguns vestígios
materiais arqueológicos, no entanto, nos dão pistas de como nossos ancestrais
viviam e quais eram suas motivações para criar.
Acredita-se
que, a partir de 50 mil anos atrás, os seres humanos, em várias partes do
mundo, começaram a manifestar alguns comportamentos próximos aos que temos
hoje.
Responda as
questões abaixo, sem pesquisar, apenas o que você imagina:
1 – Como você
imagina que era o mundo há milhares de anos?
2 - Como
viviam nossos ancestrais? (moradia, alimentação, abrigo)
3 - Será que
a vida nessa época era parecida, em algum aspecto, com a nossa, de seres
humanos do século XXI?
Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade
da semana de 27/07 a 31/07/2020
Intervenção
em Arte – Arte Urbana
Para essa semana, vocês devem colocar as atividades em dia e entregar
até quarta-feira, para fechamento da nota do bimestre.
Para os alunos que estão em dia com as atividades estou disponível
para esclarecimento de dúvidas.
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou
Classroom.
Orientações: Manter uma cópia no seu
caderno
|
Até
dia 24/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Atividade
da semana de 20/07 a 24/07/2020
Intervenção
em Arte – Arte Urbana
Agora que você já sabe que A
CowParade é o maior evento de arte a céu aberto do mundo, que tem como
objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas
selecionados usam como suporte para a arte uma escultura de vaca feita em
fibra de vidro e em tamanho natural. Elas são expostas em vias públicas e
podem ser apreciadas por todos.
Agora é a sua vez !
Procure na internet e observe algumas obras para
você se inspirar, desenhe uma vaca, bem simples, bem estilizada e mostre seu
talento! Imagine que essa vaca vai estar exposta em um lugar público,
aproveite para transmitir uma mensagem através da pintura ou apenas
decorá-la, use a vaca como suporte e mostre o seu talento!
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou
Classroom.
Orientações: Manter uma cópia no seu
caderno.
|
Atividade
da semana de 13/07 a 17/07/2020
Intervenção
em Arte – Arte Urbana
Agora que você já sabe que A
CowParade é o maior evento de arte a céu aberto do mundo, que tem como
objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas
selecionados usam como suporte para a arte uma escultura de vaca feita em
fibra de vidro e em tamanho natural. Elas são expostas em vias públicas e
podem ser apreciadas por todos.
Agora é a sua vez !
Procure na internet e observe algumas obras para
você se inspirar, desenhe uma vaca, bem simples, bem estilizada e mostre seu
talento! Imagine que essa vaca vai estar exposta em um lugar público,
aproveite para transmitir uma mensagem através da pintura ou apenas
decorá-la, use a vaca como suporte e mostre o seu talento!
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 17/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Orientações: Manter uma cópia no seu
caderno.
|
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 10/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 06/07 a 10/07/2020
Intervenção
em Arte – Arte Urbana
A Arte
Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais
como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço
urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo, tem como objetivo causar
impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária.
Esse estilo de
arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista
possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.
Tipos
de Arte Urbana
Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção; Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos; Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;
Estêncil:
bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como
molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;
Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade; Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc; Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.
Atividade:
Você já ouviu falar na Cow Parade
(Parada da vaca)?
Faça uma pesquisa e conheça um pouco
sobre essa incrível exposição e qual a sua finalidade.
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
Orientações: Manter uma cópia no seu
caderno.
|
ATIVIDADES
Atividade da semana de 29/06 a 02/07/2020
Arte Urbana
No mês de março de 2019, ocorreu um protesto de crianças e jovens, em diferentes lugares do mundo, para o alerta sobre a necessidade urgente de preservação do meio ambiente. Estudantes de mais de 100 países protestaram por atitudes contra mudanças climáticas. Via Green Peace Internacional crianças e jovens estavam lutando pelo nosso planeta futuro. Eles sabem que precisamos mudar agora para que eles tenham um lugar saudável para viver. A líder é uma menina sueca, Greta Thunberg, que foi indicada ao Nobel da Paz.
Assista aos vídeos abaixo:
Atividades:
Diante das incertezas e angústias que vivemos, que tipo de manifestação você faria, que tipo de mudança ou atitude você gostaria que acontecesse, mas que não depende só de você e sim da população mundial.
Faça um breve relato!
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.
PRAZO DE ENTREGA
Até dia 03/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
|
ATIVIDADES
Queridos alunos,
Daremos início ao ensino sobre Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Arte Urbana e Intervenção, para isso responda as questões abaixo, se não souber, faça uma simples pesquisa na internet.
1 – Você sabe o que é Patrimônio Material e Imaterial? Comente.
2 – Qual é a diferença entre reformar e restaurar?
3 – Você sabe o que é Tombamento? Comente.
Elementos Visuais – continuação...
Ponto, linha, forma e cor são quatro dos principais elementos visuais, eles influenciam nas impressões que temos ao olhar para uma imagem. Isso pode acontecer de forma bidimensional ou tridimensional.
As três dimensões são: altura, largura e profundidade. Imagens bidimensionais são compostas por altura e largura. Os desenhos, pinturas e fotografias, são bidimensionais.
Tridimensional é tudo o que possui três dimensões. A escultura é um exemplo de obra tridimensional. O uso da tecnologia faz com que um determinado tipo de projeção, e os óculos apropriados, as pessoas tenham a impressão de que o que veem é tridimensional, é o caso do cinema 3D (3 dimensões).
Mas essa impressão pode ser gerada também com outras técnicas: Vários pontos próximos ou sobrepostos passam a impressão visual de tonalidade (profundidade/volume).
Atividade: Vocês devem fazer o desenho de um objeto bem simples (fruta, lata de refrigerante, copo, garrafa, etc.) e procurar fazer com que ele tenha forma/volume através de pontos (a pintura deve ser feita apenas com pontos). Essa impressão é percebida com a proximidade dos pontos nos locais do objeto que estão mais atrás. Essa impressão é percebida se vista a uma certa distância.
Obs.: Toda atividade postada no blog deve estar devidamente copiada no caderno
Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.
|