ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 14/12/20 a 18/12/2020.
Podem ser entregues até: 18/12/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitalidas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952
(professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp.
Objetivos: Aula de recuperação, afim de que os alunos
que ainda não fizeram as atividades do quarto bimestre, tenham chance de
recuperar os conteúdos.
ALUNOS QUE DEVEM
FAZER ESSA ATIVIDADE: 1°C, N°: 02, 03, 09, 18, 19 E 31. OS DEMAIS ALUNOS SE
DESEJAREM FAZER, PODERÃO E TERÃO UM PONTO A MAIS NA NOTA, MAS NÃO É
OBRIGATÓRIO.
1- Por
que, é importante que existam, fatores que controlem o crescimento de
populações de seres vivos? 2- Você
acha que no caso do ser humano, os fatores de crescimento populacional
funcionam? Justifique. 3- O que é a mata
Atlântica? 4- Quais as principais
importâncias da mata Atlântica? 5- Inicialmente qual
tipo de exploração ocorria nessa mata? 6- O que são Unidade
de Conservação? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 07/12/20 a 11/12/2020.
Podem ser entregues até: 11/12/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitalidas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952
(professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp.
Objetivos: Aula de recuperação, afim de que os alunos
que ainda não fizeram as atividades do quarto bimestre, tenham chance de
recuperar os conteúdos.
APENAS OS ALUNOS
QUE DEVEM ATIVIDADES DO 4° BIMESTRE, COPIR E RESPONDER O QUE VEM ABAIXO.
1- Por
que, é importante que existam, fatores que controlem o crescimento de
populações de seres vivos? 2- Você
acha que no caso do ser humano, os fatores de crescimento populacional
funcionam? Justifique. 3- O que é a mata
Atlântica? 4- Quais as principais
importâncias da mata Atlântica? 5- Inicialmente qual
tipo de exploração ocorria nessa mata? 6- O que são Unidade
de Conservação? LINKS
PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C
https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MTg0ODExODEyMzMy/details
1°D
https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MTg0ODExODEyNDM0/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATIVIDADES 4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 30/11/20 a 04/12/2020.
Podem ser entregues até: 04/12/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitalidas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp.
Habilidades contempladas com essa aula: Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional.
Objetivos: identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual.
RESPONDER NO CADERNO AS QUESTÕES ABAIXO: 1- As mudanças climáticas estão ocorrendo e já é possível notar algumas modificações que provavelmente relacionam-se com a ação do homem. Assim sendo, são necessárias ações urgentes para que nosso impacto no meio ambiente seja reduzido. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de deter o avanço das mudanças climáticas. a) Realizar técnicas na agricultura que evitam a emissão de carbono. b) Criar programas de reflorestamento, principalmente em áreas urbanas. c) Aumentar o uso de combustíveis fósseis. d) Realizar frequentemente a regulagem dos carros. e) Realizar consumo consciente. 2- Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas afetam exclusivamente a temperatura do planeta, que se torna mais quente. Entretanto, muitas vezes, essas pessoas esquecem que, ao aumentar a temperatura, uma série de organismos e ecossistemas são gravemente afetados. Observe as alternativas abaixo e marque a única que não é uma consequência da alteração da temperatura do planeta. a) Diminuição da biodiversidade. b) Alterações do regime de chuvas. c) Secas prolongadas. d) Aumento da frequência de terremotos. e) Aumento de doenças respiratórias. 3- Enem 2009) Observe a charge acima sobre o aquecimento global. 4- Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que a) os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem. b) as intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo. c) o processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas. d) a destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os polos. e) os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional. 5- (Enem 2006) Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média no planeta entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Como consequência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido, bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI a) provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água. b) poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico. c) promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas. d) induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta. e) causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
4° Bimestre. Professor:
Matheus Alves Carlos.
Disciplina:
Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades
da semana dos dias: 23/11/20 a
27/11/2020.
Podem ser
entregues até: 27/11/2020.
Onde
fazer: As atividades devem ser
feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitalidas.
Métodos de
entrega: Via WhatsApp (14)
98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a
entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
Onde será
disponibilizada a aula: Blog da
escola, google classroom e WhatsApp.
Habilidades
contempladas com essa aula:
Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e
crescimento populacional.
Objetivos:
identificar os fatores que
provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles
responsáveis pelo desmatamento atual.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE
VEM BAAIXO, MAS LEIA COM MUITA ATENÇÃO: Desmatamento da Mata Atlântica A Mata Atlântica é
um conjunto de formações florestais que se estende por uma faixa de 1.300.000
km² do Rio Grande do Sul ao Piauí, passando por 17 Estados brasileiros. Ela ocupa um papel importante na
manutenção dos recursos
hídricos disponíveis dos principais estados brasileiros, abrangendo
sete das nove maiores bacias hidrográficas do país. Possuindo assim, uma
grande importância do ponto vista econômico, visto que 110 milhões de
pessoas, ou 62% da população brasileira, vivem nessa região. O que,
infelizmente, contribui, também, para que este fosse o conjunto de ecossistemas mais
devastado: cerca de 93% da Mata Atlântica original não existe mais. Explorada desde a época da
colonização pela extração do Pau-Brasil e, depois
pelo cultivo de monoculturas como o café e
a cana-de-açúcar,
a Mata Atlântica se reduz hoje, a apenas, 7% da
sua cobertura original. Com isso cerca de 261 espécies de mamíferos, 1020 de
pássaros, 197 espécies de répteis, 340 de anfíbios, 350 de peixes e cerca de
20 mil espécies vegetais, estão seriamente ameaçadas. Sem contar que a grande
maioria dessas espécies são endêmicas, ou seja, só
existem aqui. Na tentativa de preservar o que
restou dessa riqueza, foram criadas diversas Unidades de
Conservação (áreas de preservação previstas em Lei),
totalizando 860 unidades. A maior delas com 315 mil hectares é o Parque
Estadual da Serra do Mar.
Com o mesmo intuito, foi aprovada a Lei da Mata Atlântica (Lei
Nº285/99) em 2006, que acaba com as controvérsias acerca de sua extensão e
características principais, além de definir medidas de preservação. Mesmo assim, a Mata Atlântica
sofre a pressão do crescente aumento das cidades e da poluição que põem em
risco as tentativas de preservá-la. No último levantamento realizado
pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a ong SOS
Mata Atlântica, que abrangeu 60% do bioma, foi constatado que, mesmo
com a diminuição de 71% no ritmo de desflorestamento, as áreas degradadas
somam 95.066 hectares. Destes, 73.561 estão concentrados em Santa Catarina e
Paraná trazendo diversos problemas não só ao meio ambiente, mas, também ao
homem. Vale lembrar que o desmatamento é uma das principais causas da desertificação (processo
de transformação de terras férteis em terras inférteis) que vem afetando
seriamente o sul do país. Entretanto,
apesar dos dados, a história nos mostra que é possível recuperar o que
perdemos. Em 1862, ao passar uma grave crise de escassez hídrica, o Governo
Imperial iniciou a recuperação da área de Mata Atlântica que havia sido
degradada pelos cerca de 160 engenhos e lavouras de café que existiam na
região da cidade do Rio de Janeiro. Através do replantio de árvores típicas
foi recuperado o que hoje é a Floresta da Tijuca. A
maior floresta urbana do mundo com 3.300 hectares. COPIAR E REPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO: 1- O que é a mata Atlântica? 2- Quais as principais importâncias da mata Atlântica? 3- Inicialmente qual tipo de exploração ocorria nessa
mata? 4- O que são Unidade de Conservação? LINKS
PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C
https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MjM2MzQ0NzE2Mzg3/details
1°D
https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MjM2MzQ0NzE2NTMx/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 09/11/20 a
13/11/2020.
Podem ser entregues até: 13/11/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitalidas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952
(professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME
COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola,
google classroom e WhatsApp.
Habilidades contempladas com essa aula: Identificar os
fatores que controlam o tamanho de uma população e as variações na densidade,
em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com
base em textos ou gráficos.
Objetivos: Reconhecer que a ação de fatores bióticos e
abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, mantendo
relativamente estáveis as características dos ecossistemas.
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. Fatores que limitam
o crescimento populacional Nos
ambientes naturais, quando um grupo de organismos coloniza uma nova área em
que não há competição e
os recursos (água, alimento e espaço) são abundantes, espera-se que esta
população cresça rapidamente. Com o passar do tempo, no entanto, uma série de
fatores irão reduzir a taxa de crescimento desta população até que ela atinja
um patamar de equilíbrio em que o número total de indivíduos varie pouco ao
longo do tempo. Quando observamos esta estabilização, dizemos que tal população
atingiu a capacidade de suporte (conhecida, em ecologia,
pela letra K) de uma determinada área ou habitat.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO, MAS LEIA COM ATENÇÃO. Podemos observar
que nos 8/9 primeiros dias, ocorre uma subida exponencial na tabela, e o
número, passa de 0 para 100 indivíduos, após esse tempo, os fatores que
controlam o crescimento, começam a atuar e o número de indivíduos, se
estabiliza. Embora
o ambiente exerça um papel fundamental no controle de populações naturais,
existem muitos outros fatores que agem de forma isolada ou combinadamente e
causam a redução na densidade de organismos. Um deles é a pressão de predação
exercida por consumidores secundários,
terciários ou de topo de cadeia. Mas
agora, você pode estar pensando, o planeta Terra, já é povoado, como ocorrem
novas populações em alguns locais? Todos
sabemos que nosso planeta, sofre constantes mudanças, podemos citar como
exemplo, uma ilha formada no oceano, pela explosão de um vulcão.
Inicialmente, esse local será estéril, após algum tempo, pelo vento ou
pássaros podem trazer sementes, pequenos animais e assim se inicia uma nova
população. COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. 1.
Por que, é importante que existam, fatores que
controlem o crescimento de populações de seres vivos? 2.
Você acha que no caso do ser humano, os fatores de
crescimento populacional funcionam? Justifique.
LINKS
PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C
https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MjIxNDMzOTI2NzIz/details
1°D
https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MjIxMzU4MjA0OTI3/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Anexe aqui as atividades que os alunos
desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 03/10 a
06/11/2020.
Podem ser entregues até: 06/11/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp
(14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da
escola, google classroom e WhatsApp.
Habilidades contempladas com essa aula: Relacionar informações sobre indicadores de saúde apresentadas em
gráficos e tabelas e reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil
e identificar o significado da esperança de vida ao nascer”, relacionando
esse indicador a outros, como a mortalidade infantil
Objetivos: Qualidade de vida das populações humanas – A
saúde individual e coletiva.
PESSOAL, COMO ESSA SEMANA
ONTEM (SEGUNDA FEIRA) FOI FERIADO, NÃO TIVEMOS ATIVIDADES NO CMSP, E TAMBÉM
NÃO TIVERAM HABILIDADES DE BIOLOGIA, PORTANTO UTILIZEM ESSE TEMPO PARA
COLOCAR AS ATIVIDADES ABAIXO, EM DIA!!
COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Promoção da saúde e
qualidade vida. O principal
fator para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, é a promoção
da saúde desde o nascimento. Mas vejamos melhor o que quer dizer “promoção da
saúde”; esse conceito, faz referência aos cuidados com a saúde individual e
coletiva, tendo como foco principal, a prevenção de doenças, acreditamos que
o melhor método para se ter boa qualidade de vida, não é somente tratando as
enfermidades, mas sim evitando que elas aconteçam. Mas claro, algumas coisas
não podemos prever, e em certo estagio de vida, tonos nós tivemos ou teremos
algum tipo de doença, isso faz parte do ciclo natural de qualquer ser vivo, o
que queremos enfatizar com esse conceito de promoção em saúde, é de evitar ao
máximo os fatores existentes que podem causar doenças. NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Os cuidados integrais com a saúde implicam ações de promoção da saúde,
prevenção de doenças e fatores de risco e, depois de instalada a doença, o
tratamento adequado dos doentes. Esses três tipos de ação têm áreas de
superposição, como seria de esperar. Saúde e
qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos
reconhecer no nosso cotidiano, com o qual pesquisadores e cientistas
concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade
de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.
Em síntese, promover a saúde é promover a qualidade de vida. Para
atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os
indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer
necessidades e modificar favoravelmente o ambiente natural, político e
social. A saúde é, portanto, um conceito positivo, que enfatiza os recursos
sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, não é
responsabilidade exclusiva do setor saúde e vai além de um estilo de vida
saudável, na direção de um bem-estar global.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Questões: 1-
Após ler o texto, o
que você entende por saúde, ou seja, para você, após a leitura, o que é
saúde? 2-
Quais ações podemos
incorporar no nosso dia a dia para contribuir com nossa saúde e para prevenir
doenças? 3-
Faça uma rápida
pesquisa e escreve qual a importância da vacinação na prevenção de doenças.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 26/10 a 30/10/2020.
Podem ser entregues até: 30/10/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitalidas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp.
Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde. Objetivos: Compreender como ocorrem as doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente transmissíveis e por intoxicação ambiental.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Tipos de Doenças.
Podemos dividir as doenças em 8 grupos, basicamente. São eles: Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente transmissíveis e por intoxicação ambiental.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
· Infectocontagiosas: são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor. No caso da dengue, por exemplo, o agente transmissor é o mosquito. · Parasitárias: é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário. Um exemplo desse tipo de enfermidade é a esquistossomose: infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. · Degenerativas: são aquelas que causam lesões nas células, podendo afetar a visão, os ossos, os tecidos, os vasos sanguíneos, entre outros. Essas doenças são crônicas e não são transmitidas, afetando as células do corpo de forma continua, irreversível e com os sintomas de piora progressiva, limitando as funções básicas do corpo, como o movimento, a respiração e o raciocínio, levando em alguns casos à morte.
· Ocupacionais: são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos. · Carenciais: doenças causadas pela falta de algum nutriente, seja ele um íon, uma vitamina, um mineral ou até mesmo uma macromolécula. · Sexualmente Transmissíveis: São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. · Intoxicação Ambiental: O uso de produtos carregados de químicos tóxicos e o aumento da contaminação ambiental elevam o risco de doenças crônicas como o câncer, fadiga, alteração da imunidade, alergias, fibromialgia, neuropatias e doenças neurodegenerativas como a Doença e Parkinson e Alzheimer, pois algumas toxinas podem causar mutações do DNA mitocondrial, entretanto, tudo depende da quantidade, do tempo de exposição e também da individualidade genética de cada um. COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. Questão: 1- Pesquise na internet ou em livros:
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MTk5NTU1NTAzODE2/details
1°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MTk5NTU1NTA0MDc0/details |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
4° Bimestre. Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio.
Atividades da semana dos dias: 10/10 a 23/10/2020.
Podem ser entregues até: 23/10/2020.
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
Onde será disponibilizada a aula: Blog da escola, google classroom e WhatsApp.
Habilidades contempladas com essa aula: Relacionar informações sobre indicadores de saúde apresentadas em gráficos e tabelas e reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil e identificar o significado da esperança de vida ao nascer”, relacionando esse indicador a outros, como a mortalidade infantil.
Objetivos: Qualidade de vida das populações humanas – A saúde individual e coletiva.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Promoção da saúde e qualidade vida. O principal fator para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, é a promoção da saúde desde o nascimento. Mas vejamos melhor o que quer dizer “promoção da saúde”; esse conceito, faz referência aos cuidados com a saúde individual e coletiva, tendo como foco principal, a prevenção de doenças, acreditamos que o melhor método para se ter boa qualidade de vida, não é somente tratando as enfermidades, mas sim evitando que elas aconteçam. Mas claro, algumas coisas não podemos prever, e em certo estagio de vida, tonos nós tivemos ou teremos algum tipo de doença, isso faz parte do ciclo natural de qualquer ser vivo, o que queremos enfatizar com esse conceito de promoção em saúde, é de evitar ao máximo os fatores existentes que podem causar doenças. NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Os cuidados integrais com a saúde implicam ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco e, depois de instalada a doença, o tratamento adequado dos doentes. Esses três tipos de ação têm áreas de superposição, como seria de esperar. Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano, com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. Em síntese, promover a saúde é promover a qualidade de vida. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o ambiente natural, político e social. A saúde é, portanto, um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, não é responsabilidade exclusiva do setor saúde e vai além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Questões: 1- Após ler o texto, o que você entende por saúde, ou seja, para você, após a leitura, o que é saúde? 2- Quais ações podemos incorporar no nosso dia a dia para contribuir com nossa saúde e para prevenir doenças? 3- Faça uma rápida pesquisa e escreve qual a importância da vacinação na prevenção de doenças.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MTU2MDAyNTI0NTYx/details
1°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MTU2MDAyNTI0NjM3/details |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Professor: Matheus Alves
Carlos.
Disciplina: Biologia.
Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 28/09 a 02/10/2020. Podem ser entregues até: 02/10/2020. Onde fazer: As atividades devem
ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14)
98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro,
2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do
aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer
situações de risco de contrair ISTs e aids, propondo estratégias para redução
desse risco.
Objetivos:
Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da
imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa
situação. NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO. Como
já vimos por várias vezes ao longo do bimestre, existem uma série de doenças
e infecções transmitidas sexualmente, isto é, através do contato sexual, mas
isso é algo em comum a todas as DST´s, porém, isso não quer dizer que este
meio é o único a transmitir essas doenças. COPIAR
O QUE VEM ABAIXO.
A
GONORRÉIA por exemplo, pode ser transmitida também através de beijos, contato
com a saliva de uma pessoa infectada.
Podemos ver abaixo, as lesões causadas por essa doença.
Já
outras como a hepatite b e a aids, além de serem transmitidas por via sexual,
podem também ser transmitidas pelo sangue.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO. Logo falaremos mais sobre a aids, mas a hepatite b, também deve ser tratada com muita atenção, pois afeta nosso fígado, abaixo veremos alguns sintomas.
COPIAR
O QUE VEM ABAIXO.
Por
fim, falaremos um pouco mais da AIDS, pois é uma das DST´s mais comuns. Essa
doença é transmitida através de fluidos corporais dos sistemas excretores, e
também através do sangue, isto é, os meios mais viáveis de se contrair o
vírus da aids, é através de relações sexuais sem prevenção, as formas mais
comuns são através do sexo anal ou vaginal, todavia embora os números são
mínimos, acredita-se que através do sexo oral é possível a transmissão desse
vírus, e ele pode circular de uma pessoa para outra, independentemente de seu
papel sexual no momento, isso é, tanto a pessoa que está penetrando o pênis
no parceiro/parceira, pode contrair, quanto a pessoa que está sendo
penetrada, também pode contrair.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Falamos que além do contato sexual, através do sangue esse vírus também pode circular; e sim, isto é verdade! Portanto compartilhar matérias perfurantes ou cortantes com pessoas portadoras desse vírus pode ser perigoso, esse é um dos motivos que sempre recomendamos, quando for fazer procedimentos no corpo que envolvam sangue, deve ser feitos em locais bem reconhecidos, e que utilizem matérias descartáveis, ou mesmo, maquinas de esterilização. Por exemplo; tatuagem, furo em orelhas para colocar brincos devem ser feitos em locais considerados seguros, desconfie de locais com preços muito baixos. Recomenda-se também, que ao “fazer” as unhas, leve seu material, para que não tenha contato com materiais de outras pessoas, ou certifique-se que os materiais passam pela autoclave (uma máquina utilizada em hospitais, laboratórios e salões de beleza, que esteriliza os materiais, destruindo em praticamente 100% os microrganismos). Essa
máquina, ela alia grande pressão e vapor de água em temperatura muito alta. Podemos
concluir então que a melhor forma de prevenção de doenças sexuais é com o uso
de preservativos, e também, ficar atento a sinais que o corpo mostra. Mas
precisamos falar do grande preconceito contra portadores do HIV/AIDS. Muitos
são discriminados, e acabam optando por não contar para ninguém que possui
essa enfermidade, e já estudamos que se tomando os cuidados necessários, essa
doença não será transmitida, além disso, abraços, apertos de mão e beijos,
não transmite esse vírus; isso acontece apenas com a pratica de sexo ou
compartilhamento de materiais perfurantes ou cortantes. E quando suspeitar, o
essencial é fazer o teste o quanto antes, para iniciar o tratamento e
conseguir ter uma vida normal.
COPIAR
E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
1- Falamos
que as doenças sexuais, não necessariamente são transmitidas por via sexual,
pesquise e de exemplo de uma DST, transmitida de outra forma, diga como é
transmitida e seu tratamento. (Poucas linhas, seja breve). 2- (não precisa copiar essa
parte do enunciado) Aprendemos que o sangue, pode ser uma
porta de entrada para algumas doenças, por exemplo as DST´s. Todavia, algumas
pessoas por alguns motivos, precisam de transfusão de sangue, isto é, receber
sangue de outras pessoas.
(copiar a parte seguinte do enunciado) Pesquise e
escreva, porque a transfusão é segura? Qual a importância do doador ser
extremamente sincero na entrevista? E o que é janela imunológica?
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO. A
nível de curiosidade apenas, abaixo veremos as etapas de doação de sangue, e
é muito importante, TODOS QUE PUDEREM, doar, uma pessoa pode salvar outras 3.
As doações podem ocorrer a partir dos 16 anos, abaixo deixo uma foto minha doando, sou doador desde os 18 anos. Desde
o momento em que ocorre uma doação de sangue, até a transfusão para a pessoa
que o recebe, acontece um longo caminho. Durante esse processo, são
necessários muitos cuidados, procedimentos e exames que seguem os mesmos
padrões para todas as pessoas. O objetivo é garantir a preparação correta das
bolsas de sangue e a segurança de quem irá receber. No
Brasil, a doação de sangue é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada.
Por isso, o doador não pode receber nenhum pagamento ou ser beneficiado
direta ou indiretamente pela contribuição. O sangue doado também não pode ter
valor atribuído em qualquer tipo de cobrança. Além disso, no SUS não há
nenhum tipo de custo repassado ao paciente em casos de transfusão. As etapas da doação
de sangue Ao
realizar a doação, as pessoas devem passar por procedimentos que são seguidos
à risca e servem como padrão para todos. Os primeiros passos são a
identificação e a criação do registro. Nesse cadastro ficarão contidos os
dados que serão atualizados cada vez que o doador comparecer ao hemocentro. Nesse
momento, os agentes irão informar tudo a respeito do processo de coleta,
riscos potenciais da doação de sangue e demais questões. Após
as fases iniciais, o futuro doador passa para a triagem clínica. Então é
realizada uma avaliação clínica e epidemiológica e um exame físico. Além
disso, há uma análise das respostas do candidato ao questionário sobre a
história médica atual e prévia, os hábitos e fatores de risco para doenças
transmissíveis pelo sangue do voluntário. Em seguida, os sinais vitais também
são conferidos. Os profissionais irão avaliar a pressão arterial, pulso,
temperatura, o peso e a altura, dosagem de hemoglobina ou medida do
hematócrito. Informações são
confidenciais
Todas
as informações são confidenciais. Por isso, o doador pode se sentir à vontade
para responder de forma mais honesta possível. Ao final desse processo, o
candidato pode ser considerado apto, inapto temporariamente, inapto
definitivo e inapto por tempo indeterminado. Em todos os casos o paciente
deve ser comunicado do motivo. Assim,
o paciente considerado apto deve assinar o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido (TCLE) para a doação. Neste documento, ele declara ter recebido
todas essas informações, ter resolvidas todas as suas dúvidas e que concorda
em doar sangue. Coleta de sangue
dura 15 minutos
Em
seguida, o procedimento de coleta passa por um controle rigoroso, sempre com
o objetivo de evitar a contaminação do material. Por isso, ela é feita com
material descartável, estéril, e de uso clínico A doação geralmente dura cerca de 15 minutos. Já o processo
completo, dura em média 40 minutos. Alguns minutos após a coleta, é preciso
que o doador fique sob observação, além de ser orientado a comer, aumentar
ingestão de líquido, e evitar atividades físicas intensas. Após a doação de
sangue
Após
o recolhimento, os tubos de amostras com o sangue doado são enviados aos
laboratórios correspondentes. Já as bolsas serão transportadas, em condições
adequadas, para o setor de processamento do sangue total. A partir daí,
acontecerá a produção e modificação de hemocomponentes. O
serviço de hemoterapia separa o sangue em componentes eritrocitários
(concentrados de hemácias), plaquetários e plasmáticos. Esses hemocomponentes
podem ser modificados para atender necessidades especiais de alguns
pacientes. São feitos testes de sorologia, biologia molecular e
himuno-matológico, que é quando o tipo de sangue e suas características vão
ser descobertas. Exames após a
doação de sangue
Enquanto
os exames não chegam, as amostras ficam armazenadas temporariamente até a
liberação do teste. Esse processo é chamado de quarentena. Só são liberadas
as bolsas com resultados não reagentes/negativos para os testes sorológicos e
para os testes de detecção de ácido nucleico viral (NAT), que são duas
metodologias de testagem utilizadas atualmente no Brasil para o sangue doado. Após
obtenção dos resultados dos exames de qualificação do sangue do doador, os
hemocomponentes são liberados no sistema informatizado. Em seguida, são
emitidos os rótulos de produtos liberados, que são firmemente afixados a
eles, respeitando a identificação numérica ou alfanumérica que a bolsa traz
desde a coleta e completando o rótulo com as informações da liberação. Os
bancos também seguem à risca os procedimentos de conservação específicos de
cada um dos hemocomponentes. Por fim, a
transfusão
Após
todas as etapas e diante de uma requisição de transfusão e sua prescrição no
prontuário médico, são coletadas amostras de sangue do receptor. Primeiramente,
o profissional faz a coleta e identifica o paciente através de um bracelete.
Os tubos com amostra também devem ser rotulados de maneira imediata. As
amostras são encaminhadas ao laboratório para realização dos exames
pré-transfusionais. Assim, os agentes poderão indicar qual tipo de bolsa para
transfusão adequado para o paciente. Todos
os cuidados são tomados antes de iniciar qualquer processo de transfusão.
Para isso, os profissionais checam as informações do paciente, conferem a
temperatura, frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória
do receptor. Por
fim, após a transfusão, o paciente deve ser acompanhado por, no mínimo, 10
minutos. Esse cuidado é fundamental para evitar qualquer reação e problemas
mais graves decorrentes do processo.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MTQ2NTg1NzczMTgz/details
1°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MTc2OTA0NTg2NTY1/details |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Anexe aqui as atividades que os alunos
desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
3° Bimestre. Professor: Matheus Alves
Carlos.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO. HIV/AIDS HIV ou aids? Qual é a diferença? HIV e
aids não são sinônimos. HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da
aids, que ataca células específicas do sistema imunológico (os linfócitos
T-CD4+), responsáveis por defender o organismo contra doenças. Ao contrário
de outros vírus, como o da gripe, o corpo humano não consegue se livrar do
HIV. Ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá aids; porém, uma vez
infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida. Não existe vacina
ou cura para infecção pelo HIV, mas há tratamento. Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença
causada pelo HIV, que ataca células específicas do sistema imunológico,
responsáveis por defender o organismo de doenças. Em um estágio avançado da
infecção pelo HIV, a pessoa pode apresentar diversos sinais e sintomas, além
de infecções oportunistas (pneumonias atípicas, infecções fúngicas e
parasitárias) e alguns tipos de câncer. Sem o tratamento antirretroviral, o
HIV usa essas células do sistema imunológico para replicar outros vírus e as
destroem, tornando o organismo incapaz de lutar contra outras infecções e
doenças. A transmissão do HIV se dá por meio de relações
sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas, materiais
perfurocortantes contaminados e não esterilizados e por meio da transmissão
vertical durante a gravidez, parto e/ou amamentação, quando não tomadas as
devidas medidas de prevenção. Aproximadamente 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e, a
cada ano, são registrados cerca de 40 mil novos casos de HIV, principalmente
entre os jovens. Muitas pessoas ainda desconhecem o seu status sorológico;
por isso, é necessário que todos os indivíduos com vida sexual ativa façam a
testagem regular para o HIV. Além disso, é importante conhecer as formas de
transmissão e prevenção ao HIV. COPIAR O QUE VEM
ABAIXO Como podemos ver no texto acima, o grande problema
para a pessoa portadora do vírus HIV, que desenvolve a aids, é a inibição do
seu sistema imunológico, ou seja, os mecanismos de defesa de seu corpo serão
comprometidos, logo coisas simples como um resfriado que uma pessoa sadia
consegue se curar até mesmo sem medicamentos, pode ser um fator que cause a
morte de uma pessoa com aids. Observamos então que o vírus HIV, pode estar
presente em um pessoa e não manifestar nada, mas também pode causar a
imunodeficiência que é a aids, e essa por sua vez vai comprometer todo o
sistema imunológico, fazendo que pequenas enfermidades tomem proporções
enormes e possam causar até a morte. Hoje em dia, existe um coquetel de
remédios que ajudam muito no tratamento, fortalecendo o sistema imune, mas
sempre a melhor opção é a prevenção, pelo uso de preservativos, não
compartilhamento de materiais perfurocortantes, etc. NÃO PRECISA
COPIAR O QUE VEM ABAIXO. Análise as tabelas abaixo: COPIAR E
RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO. Leia
com atenção as informações contidas nas tabelas apresentadas para responder
às seguintes questões: A.
Analise a Tabela 1 e compare o ano de 2007 com 2019. Quais diferenças podem
ser apontadas? B. Analise a Tabela 2
e compare o ano de 2007 com 2019. Apresente as diferenças existentes em cada
um dos anos, nas diversas faixas etárias. C. Compare a Tabela 1
com a Tabela 2 e apresente as diferenças em relação à incidência de HIV entre
homens e mulheres, nas faixas etárias apresentadas. Traduzir esses dados
comparativos em palavras, redigindo um pequeno texto explicativo. De 5 a 7
linhas. D. Quais fatores
contribuíram para a representação das taxas de detecção do HIV, nas faixas
etárias apresentadas nas tabelas?
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
1°C https://classroom.google.com/c/MTM2NTc3MjA1MjEz/a/MTQ1Nzg4MTg1ODk5/details
1°D https://classroom.google.com/c/MTM2OTU4NTQ1NDk5/a/MTQ1Nzg4MTg2MDIx/details |
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos
Disciplina: Biologia. Ano: 1º ano C e D. Atividades da semana dos dias: 14/09 a 18/09/2020. Podem ser entregues até: 18/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: CLASROOM, BLOG DA ESCOLA e WHATSAPP. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer as situações de risco para contrair AIDS e outras DSTs
Conteúdos: Saúde e DSTs
COPIAR E
RESPONDER O QUE VEM ABAIXO.
REVISÃO SOBRE SAÚDE e DSTs
1) O que são DSts?
2) E quais
seriam as DSTs mais comuns?
4) O que é HIV?
.
5) Uma pessoa
pode ser portadora de HIV e não ter Aids?
6) Como podemos
nos prevenir contra a Aids?
7) Através de tosse,
espirro, suor, lágrimas, saliva, beijo e picada de inseto se pega Aids?
9) Há risco de
contrair alguma DST através de sexo oral desprotegido (sem camisinha)?
10) Pode-se
contrair alguma DST através do beijo?
Sugestões
de sites para os alunos:
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
|
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves
Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 08/09 a 11/09/2020. Podem ser entregues até: 11/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Processos Reprodutivos. Objetivos: Realizar bateria de questões (enem e vestibulares).
COPIAR
NO CADERNO APENAS A ALTERNATIVA CORRETA (A ALTERNATIVA TODA, NÃO SÓ A LETRA!)
1- Sabemos que uma relação sexual
desprotegida pode resultar em doenças chamadas de DSTs. Baseando-se em seu
conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que não indica uma doença
sexualmente transmissível.
a) AIDS.
b) Sífilis.
c) Gonorreia.
d) Hepatite A.
e) Condiloma acuminado.
2- É cada dia mais comum que jovens
iniciem sua vida sexual de maneira precoce. Infelizmente, muitas dessas
pessoas têm sua primeira relação sem possuir informações básicas a respeito
de seu corpo e dos riscos do sexo sem proteção. A contracepção, por exemplo,
é um assunto sério e merece destaque.
Analise as alternativas a seguir e
marque o único método que garante proteção contra gravidez e doenças
sexualmente transmissíveis.
a) DIU.
b) Camisinha.
c) Pílula anticoncepcional.
d) Pílula do dia seguinte.
e) Diafragma.
3- (UFRN) Marque a opção em que o método contraceptivo está
corretamente associado a seu mecanismo de ação.
a) A laqueadura tubária (ligadura de
trompas) interrompe a ovulação.
b) A vasectomia impede que os
espermatozoides sejam expelidos na ejaculação.
c) O uso de pílulas evita a
penetração do espermatozoide no ovócito.
d) O método da tabelinha inibe a
secreção ovariana.
4- (Fuvest) A gravidez em seres humanos pode
ser evitada:
I. impedindo a ovulação.
II. impedindo que o óvulo formado se
encontre com o espermatozoide.
III. impedindo que o zigoto formado
se implante no útero.
5- Entre os métodos
anticoncepcionais estão:
A) as pílulas, contendo análogos
sintéticos de estrógeno e de progesterona.
B) a ligadura (ou laqueadura) das
tubas uterinas.
Os métodos A e B atuam,
respectivamente, em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e I.
d) II e III.
e) III e I.
6- (UNCISAL/2019) A
pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que deve ser
utilizado somente em último caso, como, por exemplo, quando a camisinha
estoura no momento da ejaculação ou quando a mulher se esquece de tomar a
pílula anticoncepcional durante dois, três dias e só se lembra no momento da
relação sexual. Há relatos de que a pílula vem sendo ingerida por mulheres
que sofreram estupro. Entretanto, não se deve fazer de seu uso um hábito nem
tomar mais que uma dose por mês. O uso da pílula tem diminuído em mais de 50%
a taxa de gravidez indesejada e evitado milhares de abortamentos.
Qual o principal efeito
que a pílula do dia seguinte, utilizada para evitar uma gravidez indesejada,
causa no organismo da mulher?
A) Estimula a ovulação, alterando o ciclo ovulatório. B) Altera o ciclo menstrual, antecipando o momento da menstruação. C) Elimina os espermatozoides por meio de substâncias espermicidas. D) Inibe a motilidade dos espermatozoides, impedindo o contato com o óvulo. E) Impede a implantação do embrião, liberando testosterona sintética no organismo.
7- (UFMG) Diferentes métodos de controle
de natalidade têm sido usados pela população. Um desses métodos está
ilustrado nesta figura:
Considerando-se
a utilização desse método, é CORRETO afirmar que ele pode implicar
A) a inibição das glândulas que produzem sêmen. B) a manutenção de espermatogônias. C) a redução da libido. D) o aumento da produção de testosterona.
8- (UNIFESP) Um homem dosou a
concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio
encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou
ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois
anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes
nos testículos. Diante disso, o pedido do homem
A) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por
glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
B) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis. C) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo. D) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa. E) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.
LINKS PARA ACESSO
NO CLASSROOM:
|
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 31/08 a 04/09/2020. Podem ser entregues até: 04/09/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez. (REVISÃO). Objetivos: Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Nas últimas aulas discutimos sobre a
gravidez na adolescência e os métodos contraceptivos; porém sempre que
falamos em uma jovem grávida sem planejamento, pode-se ter a impressão de que
“olhamos” para essa pessoa condenando-a, e isso é totalmente errado.
Independentemente da idade, uma gravidez indesejada e não planejada é algo
que pega os pais de surpresa e pode acabar atrasando ou mesmo interrompendo
os sonhos naquele momento, mas sempre é passível de ajustes e a vida acaba
encontrando seu sentido, e as coisas vão se resolvendo, claro, desde que não
fiquemos de braços cruzados esperando “milagres acontecerem”.
ATIVIDADE:
COMO ESTAMOS FAZENDO UMA REVISÃO, FAÇAM UM RESUMO DE TUDO QUE VEM ABAIXO,
NESSE RESUMO DEVE CONTER AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES DE CADA PARAGRÁFO.
Na aula de hoje iremos fazer uma
revisão do que foi visto nas aulas passadas: Comecemos então, relembrando que
a gravidez, ocorre com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, isto é,
quando o homem ejacula dentro do canal vaginal da mulher, ele libera milhões
de espermatozoides que irão sentindo ao óvulo por atração química, vários
desses espermatozoides ficarão se chocando na parede do óvulo, afim de
adentrarem e ocorrer a fecundação. Quando tiver uma ligação química
compatível, via de regra, um espermatozoide, conseguirá adentrar, após isso o
óvulo se fixa na parede uterina e podemos dizer que ocorreu a gravidez.
Abaixo
vejamos os espermatozoides circundando a parede do óvulo.
Vimos também, que a partir do momento
que a mulher tem sua primeira menstruação, indica que sexualmente ela está
apta para engravidar, todavia, essa primeira menstruação pode vir cedo e o
corpo ainda não estar suficiente maduro para comportar um bebê, o que pode
causar sérios problemas na mulher. (Esses dias ocorreu na mídia, o caso da menina
de 10 anos de idade que sofria abusos sexuais, e engravidou. Não vamos entrar
no quesito se um aborto é algo legal de se fazer ou não nessa situação,
porém, se esse aborto não fosse feito, a menina poderia até mesmo morrer,
pois seu corpo não se encontra pronto para isso nessa idade).
Outro ponto importante de nossas
ultimas aulas, foi sobre os métodos contraceptivos. Estudamos que a maioria
dele impede que ocorra a fecundação, já a pílula do sai seguinte, (que por
sinal é um método que deve ser evitado o quanto puder, afinal, ela libera uma
alta carga hormonal que pode ser prejudicial se utilizada frequentemente) é
um método que elimina o óvulo após fecundado, logo é motivo do polemica.
Estudamos também que alguns métodos apenas oferecem proteção contra gravidez,
como é o caso das injeções e pílulas anticoncepcionais, dispositivo intra
uterino (DIL), etc. Já o preservativo “camisinha”, tanto feminina quanto a
masculina, fornecem uma barreira física (de látex) e além de impedir a
gravidez também impede a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 17/08 a 21/08/2020. Podem ser entregues até: 21/08/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez. Objetivos: Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade.
COPIAR
NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Métodos contraceptivos.
A
gravidez de uma mulher dá-se da seguinte forma: Um espermatozoide (ou
ocasionalmente mais de 1) penetra no ovócito secundário (mais conhecido como
óvulo) da mulher. Após isso, esse óvulo prende-se a parede uterina, e podemos
considerar que a gestação começou!
Tanto espermatozoide, quanto óvulos; são tipos de células, as chamadas células sexuais, espermatozoide são as células sexuais masculinas, e os óvulos, células sexuais femininas. Para que não ocorra a gravidez mesmo com a realização do ato sexual, pode-se utilizar de dos métodos, temos os reversíveis e os irreversíveis, hoje falaremos dos reversíveis, os quais se dividem em dois grupos principais:
1- Não
permitir que o espermatozoide encontre-se com o óvulo e o fecunde.
2- Não
permitir que o óvulo fecundado seja aderido à parede uterina, ou seja,
impedir que o óvulo se fixe no útero, sendo eliminado naturalmente pelo corpo
(através da menstruação).
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
Sem fecundação:
Pílula
anticoncepcional:
A
principal forma de ação da pílula anticoncepcional é impedir que ocorra a
ovulação, ou seja, se a pílula for usada corretamente ela impede o
amadurecimento e saída do óvulo do ovário, impedindo assim que ocorra a
fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide).
Camisinha (masculina
e feminina):
Camisinha
é um método contraceptivo do tipo barreira. Feita de látex ou poliuretano,
impede a ascensão dos espermatozoides ao útero, prevenindo uma gravidez
não planejada.
Injeção
anticoncepcional:
A forma como a injeção age é semelhante a pílula ou ao anel vaginal, exceto
pelo fato de você não precisar lembrar de toma-la todos os dias, existem dois
tipos, uma mensal e uma a cada 3 meses, e só podem ser aplicadas por
profissionais da saúde e por recomendação médica.
Anel Vaginal: O anel vaginal
se parece muito com um misto de pulseira com fita elástica, simples e
funcional - mas é muito mais inteligente do que isso. É um anel transparente
e flexível de polietileno vinil acetato que, depois de inserido na vagina,
vai aos poucos liberando os hormônios progesterona e estrogênio no corpo para
evitar que os ovários liberem óvulos. Ele também torna o muco cervical
espesso, o que impede o esperma de chegar até o óvulo.
Ele é deixado no lugar por 3 semanas e depois você o retira, faz uma pausa de uma semana e então insere um novo anel. ![]()
Método
com a fecundação do óvulo:
Pílula
do dia seguinte: Por meio de uma carga extra de
hormônios, ela retarda a ovulação, impede a fecundação e, caso o encontro com
o espermatozoide já tenha ocorrido, não deixa o óvulo se fixar no útero.
Assim, a pílula evita uma gravidez indesejada. O kit-salvação é composto de
dois comprimidos com altas doses de hormônios sintéticos, como progesterona e
estrógeno. Mas ele só tem efeito se a mulher tomar a primeira pílula no
máximo 72 horas após a transa. A segunda dose deve vir 12 horas depois.
Quanto maior a demora, menor a eficácia. Se a mulher usar as pílulas nas
primeiras 24 horas após a relação sexual, o risco de engravidar é de 5%. Dois dias depois, sobe para 15%. Em três
dias, há 40% de possibilidade de uma gravidez.
Obs:
Esses são apenas alguns dos métodos que podem ser utilizados para a prevenção
de uma gravidez indesejada, existem muitos outros. Vale lembrar, que a pílula
do dia seguinte pode e deve ser utilizada caso queira evitar uma gravidez,
porém ela deve ser utilizada RARAMENTE,
SOMENTE EM CASOS DE EXTREMA NECESSIDADE, isso porque essa pílula tem uma
altíssima concentração de hormônios, se utilizados com frequência, mesmo que
com frequência relativamente baixa, pode ocasionar câncer e outras
complicações.
COPIAR
E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
1-
Quais os métodos mais
eficazes em sua opinião?
2-
Porque é tão
importante o uso da camisinha para quem não tem parceiro sexual fixo?
3-
Qual sua opinião
sobre o uso da pílula do dia seguinte?
4-
Pesquise e quais os
tipos de métodos contraceptivos mais utilizados e eficazes.
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 10/08 a 14/08/2020. Podem ser entregues até: 14/08/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública e identificar os impactos nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos. Objetivos: Elaborar, apresentar e discutir hipóteses sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes.
COPIAR
NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Adolescência
e Sexualidade.
A adolescência, é uma fase de grandes descobertas, talvez
a fase de maior mudança na vida das pessoas, afinal, é o período em que os
hormônios sexuais (masculino e feminino) estão sendo produzidos em maior
quantidade, trazendo mudanças anatômicas, fisiológicas e comportamentais nos
jovens. Para muitos é uma fase difícil, afinal, não é um período fixo, mas
sim de transição; é a passagem da vida infantil, para a vida adulta. Todavia
ela não ocorre “do dia para a noite”, e muitos se sentem perdidos, não sabem
onde se encaixam, se são adultos ou crianças. E normalmente, é nesse período
que acontece a iniciação sexual, a qual, infelizmente é um tabu ainda para
muitas pessoas. Em sua maioria, os jovens não se sentem à vontade, para ter
esse tipo de conversa com os pais, e acabam iniciando sua vida sexual, sem
qualquer tipo instrução. E isso, pode levar a algumas complicações, como a
contração de doenças ou mesmo, uma gravidez indesejada.
NÃO PRECISA COPIAR
O QUE VEM ABAIXO (MAS LEIA COM ATENÇÃO!)
A gravidez na adolescência é
considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização
Mundial de Saúde (OMS).
Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações
que traz à mãe e ao recém-nascido, a gravidez nesta faixa etária pode
acarretar problemas sociais e biológicos.
O Brasil apresenta elevados índices de adolescentes
grávidas. Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no
número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 2004 a 2015.
A gravidez na
adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista
emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando
drasticamente suas rotinas.
Veja alguns dados
sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo:
7,3 milhões de
adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões
são menores de 15 anos; no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão
ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo
menos um filho; em pesquisa realizada pela ONU, o Brasil tem 68,4 bebês
nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos.
Consequências e riscos
A maioria das adolescentes
que engravida abandona os
estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de
desemprego e dependência econômica dos familiares.
Esses fatores contribuem para a perpetuação
da pobreza, baixo nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à
mãe como à criança.
Além disso, a
ocorrência de mortes na infância é
alta em filhos nascidos de mães adolescentes.
A situação
socioeconômica, a falta de apoio e
de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as
adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação
materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a vacinação da
criança.
Também é grande o
número de adolescentes que se submetem a abortos
inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas
clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até mesmo
risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.
Essas ações acarretam
prejuízos às crianças, gerando um impacto
na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social
e profissional da gestante.
COPIAR E RESPONDER
NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
Questões:
1. Como
costuma ser a reação da sociedade diante de uma gravidez na adolescência?
2. A
vida de um(a) adolescente grávido(a) se modifica, considerando a escola,
família, festas, etc.?
3. O
impacto da gravidez para meninas e meninos é muito diferente?
4. A
quem cabe se prevenir de uma gravidez? A quem cabe cuidar do(a) filho(a)?
LINKS PARA ACESSO NO CLASSROOM:
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3° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 03/08 a 07/08/2020. Podem ser entregues até: 07/08/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou pelo google classroom. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: A partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança. Objetivos: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias,
COPIAR NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
QUALIDADE DE VIDA DAS
POPULAÇÕES HUMANAS
Existem e são disseminadas os mais
variados tipos de doenças entre os seres vivos (pessoas, animais e até mesmo
plantas) mas também existem as mais variadas formas de tratamento, e cura,
para a maioria das enfermidades. Todavia, as doenças se manifestam de forma
diferente entre as pessoas; de acordo com algumas peculiaridades, uma
enfermidade pode ser altamente mortal em um grupo de pessoas, e em outro
grupo não produzir complicações. Isso tem sido visto constantemente nos dias
atuais, pois estamos passado por uma pandemia. É facilmente observável que em
alguns indivíduos esse vírus tem poder mortal, enquanto que em outros, ele
sequer apresenta sintomas. Mas isso, não ocorre somente com essa doença,
grande parte delas na realidade, tem essa forma de agir. Por exemplo, o
câncer, embora seja preocupante em qualquer idade, ele costuma ser mais
agressivo em pessoas mais jovens. Isso porque o câncer nada mais é que
células malignas se multiplicando sem parar, e as células se multiplicam mais
rapidamente em jovens de que em idosos, logo essa doença “cresce” mais
rapidamente, quando está em pessoas mais jovens. Mas precisamos destacar que
a cada faixa etária, um tipo de causa é a que mais proporciona a morte para a
população, e nem sempre estão ligadas a doenças.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
Leia a reportagem da BBC abaixo:
A violência
interpessoal é a principal razão pela qual jovens de 10 a 19 anos perdem a
vida precocemente no Brasil, revelou a Organização Mundial da Saúde (OMS) à
BBC Brasil.
A informação vem de um estudo global sobre óbito de adolescentes,
publicado nesta terça-feira. A OMS estima que 1,2 milhão de adolescentes
morrem por ano no mundo - três mil por dia.
De acordo com a entidade, as principais causas de mortes entre
adolescentes brasileiros de 10 a 15 anos são, nesta ordem: violência
interpessoal, acidentes de trânsito, afogamento, leucemia e infecções
respiratórias.
Já jovens na faixa de 15 a 19 anos morrem em decorrência de
violência interpessoal, acidentes de trânsito, suicídio, afogamento e
infecções respiratórias.
A tendência observada
dentro desse grupo também aponta a violência interpessoal como principal
causa da morte, representando 43% dos óbitos.
Dividindo por sexo, a estimativa aponta que, no mundo todo,
meninos de 10 a 19 anos morrem principalmente por acidentes de trânsito,
violência interpessoal, afogamento, infecção do sistema respiratório e
suicídio.
As meninas da mesma faixa-etária têm mortes atribuídas a
infecções do sistema respiratório, suicídio, infecções intestinais, problemas
relacionados à maternidade e acidentes de trânsito.
Essas tragédias poderiam ser evitadas se os países investissem
mais em educação, serviços de saúde e apoio social, diz a OMS.
"O período da adolescência é um momento particularmente
importante para a saúde, porque definirá hábitos que terão impacto na
qualidade de vida pelas próximas décadas. É nessa época que a inatividade
física, a má dieta e o comportamento sexual de risco têm início", disse
a OMS.
A organização critica a falta de atenção dada a essa faixa-etária
da população nas políticas públicas. "Adolescentes estiveram
completamente ausentes dos planejamentos de saúde nacional por décadas",
lamentou Flávia Bustreo, Diretora-Geral assistente da OMS.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM
ABAIXO:
ATIVIDADES:
1-
Qual a principal
causa de morte para jovens com a sua idade e sexo segundo a entrevista?
2-
Por que em alguns
grupos de pessoas um doenças é mais mortal do que a mesma doença em outro
grupo? Quais os fatores que podem influenciar isso?
3-
Após ler o texto,
quais possíveis formas de evitar essas mortes de jovens, você acha que
poderíamos utilizar?
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1°C
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2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 27/07 a 29/07/2020. Podem ser entregues até: 29/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Todas ao longo do segundo bimestre. Objetivos: Ofertar a possibilidade de recuperação aos alunos em defasagem e revisão para os demais alunos.
NÃO PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
Ao
longo do bimestre, tivemos várias aulas, com conteúdos diversos, seguindo
sempre o que nos era apresentado pelo CMSP, para que obtivéssemos uma
consonância entre o que estava sendo explicado lá, e o material que eu
disponibilizava a vocês. Todavia, muitos alunos, pelos mais diversos motivos
não conseguiram entregar nenhuma atividade, ou mesmo, entregaram apenas
algumas. A revisão abaixo valerá então da seguinte maneira:
Alunos que fizeram TUDO ao decorrer do bimestre: Se tiverem dúvidas
sobre algum tema, pode me chamar no whats ou classroom e esclarece-las, fazer
as questões abaixo é OPCIONAL, nenhuma nota será descontada ou acrescida,
pois se já fizeram tudo, a nota será a máxima.
Alunos que NÃO fizeram TODAS as atividades: Essa revisão abaixo,
terá valor máximo de 5 PONTOS. Vamos supor que a quantidade de atividades
feita por você, totalize 3 pontos, e você faça a revisão, 3+5=8, essa então será sua nota. Todavia,
se você já fez ALGUMAS atividades e acha que a nota é suficiente, o roteiro é
opcional, mas lembrando, quem não entregou tudo, eu aconselho a FAZER a
revisão.
Alunos que não entregaram nenhuma atividade: Fazer a revisão
abaixo é o que vai lhe garantir a nota mínima para aprovação, ou seja, se
fizer o roteiro (BEM FEITO), terá a nota 5,0 e com isso a chance de ir melhor
nos próximos bimestres.
COPIAR E RESPONDER NO CADERNO O QUE VEM ABAIXO:
1.Pesquise e registre o significado das palavras abaixo:
Densidade:
População: Imigração: Emigração:
2.Você se considera um(a) consumidor(a) consciente?
3.O que precisaria modificar ou fortalecer nos seus hábitos
de vida para que possa se tornar um(a) consumidor(a) consciente?
4.Reflita sobre as “suas” ações quanto a “ser” um(a)
consumidor(a) consciente e responsável com o meio ambiente, bem como sobre
sua atuação cidadã para a transformação da sociedade e escreva quais seriam
as ações que você realiza e considera positivas e quais você deve mudar.
5.Por que,
dentro de poucos anos, o clima da cidade de São Paulo se modificou tanto?
6.Quais as principais características que formam a mata
atlântica?
7.Quais as duas principais fontes de poluição das águas?
8.Por que não devemos descartar pilhas e
baterias juntamente ao lixo comum?
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Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 20/07 a 24/07/2020. Podem ser entregues até: 24/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Identificar os riscos do descarte irregular de produtos que contenham substâncias tóxicas não biodegradáveis. Reconhecer estratégias diversas de tratamento do lixo, identificando vantagens e desvantagens em cada uma delas e propor estratégias para minimizar ou resolver o problema do lixo urbano. Conteúdos: Descarte de resíduos sólidos no Brasil; Gestão dos resíduos sólidos; Política dos 5 Rs e sustentabilidade Objetivos: Entender que existem diversos tipos de descartes de lixo, cada qual apropriado a um tipo de material. Saber as consequências que o descarte incorreto pode trazer a sociedade.
COPIAR O QUE VEM
ABAXO:
Sabemos
já que o descarte incorreto do lixo em si já é um enorme problema ambiental,
pois esse descarte vai poluir a natureza, os corpos de água e etc. Mas
acreditem! A poluição bruta em si é um dos menores problemas causados pelo
lixo, quero dizer, por exemplo, quando você joga a embalagem de uma bala na
rua, vai sujar a rua, possivelmente vai para um bueiro, pode se prender a
outros lixos e causar enchentes ou mesmo ir para um rio, algum animal se
alimenta daquilo e acaba morrendo. Já é um problema seríssimo, mas que pode
ainda ser muito agravado quando tratamos de resíduos TOXICOS.
NÃO
PRECISA COPIAR O QUE VEM ABAIXO (MAS LEIA COM ATENÇÃO):
Meio ambiente e saúde
O
lixo tóxico pode causar diversos danos à saúde e ao meio ambiente, e
constantemente são descobertos novos problemas. Um problema bastante
frequente em relação a esses resíduos é a intoxicação através de
seus componentes químicos, causado em sua maioria por pilhas e baterias velhas.
Em casos mais graves, podem se desenvolver tumores malignos nos ovários e nas
mamas no caso das mulheres, e nos testículos e próstata no
caso dos homens. Apesar destes serem os tumores mais comuns relacionados à
resíduos tóxicos, podem existir casos em que outras áreas são afetadas.
Considerando
o risco que esse tipo de resíduo representa para a saúde e o meio ambiente,
muitos estudos são realizados buscando compreender quais são as consequências
da contaminação e também como destinar corretamente o lixo tóxico.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO:
Como
visto acima, o lixo tóxico é um dos mais preocupantes pois além da poluição
direta ao meio ambiente, ele contém matérias que trazem prejuízos á saúde dos
seres humanos e também dos animais. Vimos que algo simples como uma pilho ou
bateria de celular, pode causar diversos tipos de cânceres em homens e
mulheres, mas claro, não é para ninguém ficar com medo ou deixar de utilizar
esses produtos, todavia, quando não tiverem mais serventia, devem ser
descartados de forma correta. Se você joga uma pilha ou bateria no lixo comum
de casa, elas serão destinas a lixões ou aterros comuns, onde liberarão seus
metais pesados (altamente cancerígenos) contaminando o solo e a água.
NÃO PRECISA COOPIAR O QUE VEM ABAIXO (MAS LEIA COM
ATENÇÃO):
Mas então, você deve estar
se perguntando como fazer o correto descarte de pilhas e baterias?
Para fazer o descarte de
pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazenar
as pilhas
e/ou baterias sem misturá-las com outros tipos de
materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com
umidade a fim de evitar vazamentos. Após embaladas, consulte quais são
os postos de recolhimento mais
próximos da sua residência ou local de trabalho. E lembre-se: mesmo que a
legislação brasileira (Art.33 da Política
Nacional de Resíduos Sólidos) obrigue a empresa fabricante a
estruturar e implementar sistemas de logística reversa, você também é
responsável pelo descarte correto, então contribua para um mundo menos
poluído e tenha uma pegada mais leve separando
suas pilhas e baterias e enviando-as para usinas de reciclagem.
COPIAR O
QUE VEM ABAIXO:
Calma, pode parecer um pouco complicado
o descarte de pilhas e baterias, mas não é! Basicamente, você deve juntar as
pilhas e baterias velhas na sua casa, dentro de uma sacolinha plástica (se as
pilhas e baterias não tem contato com luz solar direta e água elas não irão
oxidar e nem liberar nenhum material perigoso) e quando você for para algum
lugar que faz esse tipo de descarte, basta leva-las e joga-las. Vários são os
locais que fazem essa coleta, por exemplo: Lojas de celulares (Oi, Tim, Vivo,
Claro; Supermercados, Farmácias e Brancos). Abaixo alguns modelos desses
coletores:
Vale lembrar que os matérias ali
depositados, não voltarão para a natureza, serão reciclados, e as partes
contaminantes serão neutralizadas, logo não trarão problemas ambientais.
ATIVIDADES:
1-
Por que não devemos descartar pilhas e
baterias juntamente ao lixo comum?
2-
Você sabia que esses matérias devem ter
destinação correta? Quais postos de coleta você conhece na sua cidade?
3-
PESQUISA:
Em 1987, o
Brasil, passou por um dos piores acidentes radioativos do MUNDO, e esse
acidente foi causado pelo descarte incorreto do lixo.
Pesquise, sobre o “acidente de Goiânia” e diga: Como o descarte incorreto do lixo provocou tudo isso. Como poderia ser evitado?
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2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 13/07 a 17/07/2020. Podem ser entregues até: 17/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: 859 - Identificar e caracterizar: 1- o processo de poluição das águas por matéria orgânica e detergentes, e 2- fatores ecológicos que interferem no tamanho de uma população em situação de despejo de esgoto na água, bem como relacionar a morte de peixes à falta de oxigênio e reconhecer propostas que permitem reduzir a poluição das águas. Objetivos: Compreender os principais poluentes dos corpos de água. Saber identificar sua atuação nesse local e o motivo de causarem a morte da biota aquática.
COPIAR APENAS O
TÍTULO.
Processo
de poluição das águas por matéria orgânica e detergentes.
NÃO COPIAR O QUE VEM
ABAIXO.
O
termo poluição é utilizado para designar a introdução de qualquer substância
que normalmente não existe no ecossistema e à qual os organismos não estão
adaptados. Essas substâncias, chamadas de poluentes, provocam a degradação
física e química do ambiente.
Esgoto doméstico: O despejo de esgoto não tratado nos leitos d´água provoca o aumento da matéria orgânica presente na água, levando a uma elevação na quantidade de nutrientes disponíveis. Esse processo é conhecido como eutrofização. O aumento na concentração de nutrientes permite o crescimento rápido e intenso de microalgas marinhas. Após certo tempo, essas algas morrem e são degradadas por bactérias decompositoras. O processo de decomposição das algas consome o oxigênio dissolvido na água, reduzindo sua disponibilidade para os organismos marinhos. Além disso, a grande quantidade de algas torna a água do mar turva, prejudicando a fotossíntese e reduzindo ainda mais o teor de oxigênio na água. Outro problema gerado pelo despejo de esgoto é a possibilidade de contaminação da água do mar por microrganismos patogênicos, muitas vezes presentes nas fezes humanas, que podem causar doenças como a hepatite e a cólera. Já nas indústrias se utilizam sabões nos processos, assim como em casa utilizamos para hábitos domésticos de lavagem. Esse sabão após ser utilizado cai na rede de esgoto e vai para rios e lagos, mas felizmente os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microrganismos existentes na água dos rios. Pode-se dizer então, que os sabões são biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Já os detergentes, se acumulam no meio ambiente formando uma camada de espuma, essa impede a entrada de gás oxigênio na água. A fim de evitar esses problemas, medidas de saneamento básico, como a fiscalização dos emissores e o tratamento do esgoto doméstico, devem ser adotadas.
COPIAR
E RESPONDER O QUE VEM ABAIXO NO CADERNO.
Vimos
então acima que há dois principais tipos de poluentes de leitos de água; a
matéria orgânica, que é produzida a partir principalmente do esgoto, seja ele
doméstico ou industrial, e ele causa dois principais problemas. O primeiro
deles é a EUTROFIZAÇÃO das águas,
isto é, esse esgoto serve de adubo para as algas, que crescem
incontrolavelmente, fazendo com que a luz solar não chegue até as partes mais
profundas do corpo d´água, logo, as plantas e algas ali presentes param de
fazer fotossíntese, com isso a água perde seu oxigênio e os seres vivos
daquele local, vão morrer, pois não conseguirão respirar. O segundo problema,
é em relação aos parasitas que podem estar nessa água, e logo que o ser
humano ou animal, tomar dessa água ou ter contato com ela, esses animais irão
parasitar seu corpo, podendo provocar doenças, contrair vermes para o corpo,
etc.
Já o segundo principal poluente, diz respeito aos detergentes, que não se degradam e ficam permanentemente produzindo aquela espuma que também irá impedir a entrada de luz na água, ocasionando os problemas iguais os mencionados acima. Ele também é tóxico para os animais e plantas, que morrerão ao ter contato com esse produto.
ATIVIDADES.
1. Quais
as duas principais fontes de poluição das águas? Quais as principais
diferenças delas?
2. Por
que esses dois produtos poluem a água?
3. Há
uma causa em comum que faz os animais e plantas morrerem, qual é ela?
4. Por
que, mesmo sabendo que a água é infinita, devemos nos preocupar e muito com a
poluição dela?
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1°C
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 06/07 a 10/07/2020. Podem ser entregues até: 10/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Fatores de problemas ambientais; interferência nos ciclos naturais (Efeito estufa, desmatamento e poluição por fumaça de automóveis e fabricas). Objetivos: Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional e identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual.
COPIAR O QUE VEM
ABAIXO.
Sabemos
que a natureza, nesse caso, especificamente ás plantas, estão diretamente
ligadas ao clima de um determinado local, e não somente isso, é proporcional
a qualidade e umidade do ar, ao número de vegetação de uma dada região. Nós
que estamos próximos ao oceano atlântico, possuímos vegetação do tipo mata
atlântica.
NÃO PRECISA COPIAR O
QUE VEM ABAIXO.
Principais
características da Mata Atlântica:
1- Presença de árvores de médio e grande porte que
formam uma floresta densa e fechada.
2- Fauna com grande diversidade de espécies de mamíferos,
anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.
3- As árvores de grande porte formam um microclima na
mata, produzindo sombra e umidade.
4- Grande biodiversidade com a presença de diversas
espécies animais e vegetais.
5- É no território da Mata
Atlântica que habita a maior parte da população brasileira, com cerca de 115 milhões de pessoas, o que
corresponde a 61% dos habitantes do Brasil. Esses dados são do Censo
Demográfico realizado pelo IBGE em 2010.
6- Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica
uma constante neblina.
Clima
da Mata Atlântica
1- O
clima da Mata Atlântica é predominantemente tropical úmido,
influenciado pelas massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico.
2- A
floresta também apresenta outros microclimas, uma vez que as
grandes árvores que compõem a vegetação geram sombra e umidade.
3- Além
do clima tropical litorâneo úmido, presente na região nordestina, a Mata
atlântica engloba também os climas tropical de altitude, na
região sudeste, e o subtropical úmido, na região sul.
4- Suas
temperaturas médias e umidade do ar são elevadas durante o ano todo e as
chuvas são regulares e bem distribuídas.
COPIAR O QUE VEM
ABAIXO.
Como
podemos ver acima, o clima das regiões de mata atlântica é úmido e com
temperaturas controladas, normalmente sempre amenas, entre 18 a 25 graus,
isso devido a 2 fatores principais; os ventos carregados de umidade provindos
do oceano e a mata fechada, a qual não permite tanta incidência de luz solar,
filtra os poluentes e libera muita umidade na atmosfera. Lembrando que as
árvores “sugam” a água presente no solo, e depois liberam essa água em suas
folhas por meio da transpiração. Todavia, podemos dizer que em grande parte
do estado de São Paulo, já não encontramos mais essas características, pois a
mata foi devastada. Isso por 2 principais motivos:
Anos atrás o interesse em madeira para produção de móveis e casas era muito grande e acabou por devastar grandes pedaços da mata, atualmente, o estado de São Paulo é um dos mais ricos do país, sendo o berço de diversas industrias, sendo isso um atrativo para pessoas de diversas regiões que vem em busca de melhorar sua vida, logo as cidades vão aumentando e a mata vai sendo desmatada e suas características vão se perdendo. Hoje já não temos mais o clima ameno, são extremos entre frio e calor; determinadas épocas do ano a seca chega a ser comparada ao clima do deserto. E talvez essas mudanças nunca regridam ao ponto de voltar a ser como era inicialmente.
NÃO PRECISA COPIAR
ABAIXO.
Essas
duas imagens, mostram como era a mata e como ficou ao longo dos anos.
Atualmente,
ainda temos áreas com esse tipo de mata, pois são OBRIGATÓRIAS, áreas de
preservação ambiental, que são locais que abrangem essa vegetação e em
hipótese alguma pode ser alterada pelo ser humano. Em Marília, uma dessas
áreas, é o bosque municipal. A próxima vez que você for visita-lo, repare no
clima dentro e fora dele, a diferença que uma região preservada produz.
COPIAR O QUE VEM
ABAIXO.
Atividade:
1- Faça uma breve pesquisa, e diga onde podemos encontrar locais com a mata atlântica preservada na costa brasileira e a fauna dessa região. Uma pesquisa simples de aproximadamente 10 linhas, e registre no seu caderno.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 29/06 a 03/07/2020. Podem ser entregues até: 03/07/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Fatores de problemas ambientais; interferência nos ciclos naturais (Efeito estufa, desmatamento e poluição por fumaça de automóveis e fabricas). Objetivos: Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional e identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual.
COPIAR O QUE VEM ABAIXO.
Mudanças climáticas e aumento populacional.
São Paulo
e as mudanças climáticas.
A cidade se São Paulo, hoje é a maior
cidade do Brasil, e também de toda a América Latina, essa cidade também é a
mais populosa, em questão de quantidades, tudo nessa cidade é gigante. Mas
essa realidade é bem diferente de um passado próximo, há 100 anos a cidade de
São Paulo, era ainda uma cidade tímida, mas com potências para crescer. E
isso ocorreu, dia após dia, essa metrópole foi se enchendo de pessoas, além
dos moradores da região e interior que migravam para ela, vinha imigrantes de
todo o Brasil, principalmente do norte e nordeste brasileiro, pois viam nela
uma oportunidade de crescimento financeiro, afinal, está estava se tornando
um polo industrial e financeiro, referência em todo o Brasil e ganhando força
também com o restante do mundo. Porém todo esse crescimento, tem um preço!
Inicialmente toda a costa brasileira era agraciada pela vegetação denominada
Mata Atlântica (esse nome é devido ao oceano que banha o Brasil, Atlântico).
Não era diferente com a cidade de São Paulo, entretanto, para que a cidade
crescesse a mata, deveria ceder lugar; e cedeu, mas tudo isso há um altíssimo
custo. Atualmente a cidade de São Paulo tem o ar, altamente poluído, isso
pela quantidade de industrias, fabricas, automóveis, etc. Que liberam fumaça
com altas quantidades de gás carbônico. Esse gás fica preso na atmosfera pois
não existem quantidade de árvores suficientes para fazer a filtragem. E
também sofre com a poluição das águas, afinal os dejetos que são lançados
nela, são em grandes quantidades e altamente poluentes. Logo ao longo dos
anos a cidade de São Paulo, perdeu as características de uma cidade em região
de mata atlântica, deixou de ter um clima ameno, úmido e ensolarado; para se
tornar uma cidade de extremos (calor/frio), e céu sempre cinza devida a
enorme quantidade de fuligem que sai das chaminés e ficam presas na
atmosfera, e também devido a poluição lançada em toda a cidade.
ATIVIDADES:
1- Por que a cidade de São Paulo, hoje em dia é a mais populosa do
Brasil? Quais os atrativos, chamam pessoas para essa cidade?
2- Por que, dentro de poucos anos, o clima dessa cidade se modificou
tanto?
3- Cite ao menos 2 vantagens e 2 desvantagens de uma cidade tão populosa.
4- Quais motivos levam essa cidade, sempre ter um aspecto acinzentado?
ABAIXO SOMENTE LER E OBSERVAR.
Céu da cidade de São Paulo, em um dia comum. Reparem
que mais perto da cidade, temos uma camada cinza, isso é devido a poluição
elevada, reparem também, que quase não observa-se árvores, o que contribui
para um clima extremamente SECO, por tais motivos, grande parte dos
paulistas, sofrem com problemas respiratórios.
Já a imagem abaixo, mostra também a cidade de São
Paulo, porém, na região do parque do Ibirapuera, observem as imagens acima e
abaixo, e olhem a limpeza que as árvores fazem na região.
Links
para o classroom
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
2° Bimestre.
Professor: Matheus Alves Carlos.
Disciplina: Biologia. Ano: 1°ano do ensino médio. Atividades da semana dos dias: 22/06 a 26/06/2020. Podem ser entregues até: 26/06/2020. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (14) 98145-0952 (professor Matheus), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (matheus_alves_carlos@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo ( Carlos Eduardo Ribeiro, 2°A). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom e WhatsApp. Habilidades contempladas com essa aula: Fatores de problemas ambientais; interferência nos ciclos naturais (Efeito estufa, mudanças climáticas e uso de fertilizantes). Objetivos: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.
NÃO PRECISA COPIAR O
QUE ESTÁ ABAIXO.
Atividade
Investigativa – Consumo consciente, sustentável, responsável.
Outras propostas de consumo tratam sobre os
impactos do excesso de consumo e visam o bem-estar dos seres vivos e a
preservação do meio ambiente. Várias Organizações Mundiais se reúnem para discutir
metas que possam dar mais equilíbrio entre os fatores econômicos e
ambientais. Lembrando, que ser um consumidor consciente, não quer dizer que
você deve parar de consumir produtos, mas sim consumi-los com
responsabilidade. Como já dissemos na última aula, as vezes compramos coisas
por impulso, só por querer possuí-las, e sequer precisamos daquilo, e com
isso entre outra coisas, produzimos mais lixo. Um consumidor consciente, é
aquele que compra de acordo com suas necessidades, e dá preferência por comprar
produtos que agridam menos o meio ambiente, tanto para sua fabricação quanto
para o descarte. Outro ato, é mandar para reciclagem todos os materiais
possíveis, para que assim, não sejam despejados no meio ambiente contribuindo
com a poluição.
COPIAR E RESPONDER NO
CADERNO O QUE VEM ABAIXO.
Responda
aos questionamentos a seguir, registrando tudo em seu caderno:
1. Reflita sobre as “suas” ações quanto a
“ser” um(a) consumidor(a) consciente e responsável com o meio ambiente, bem
como sobre sua atuação cidadã para a transformação da sociedade e escreva
quais seriam as ações que você realiza e considera positivas e quais você
deve mudar.
2.
Indique atitudes coletivas que poderá desenvolver para contribuir com um
planeta mais sustentável.
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